Em entrevista à CNN Brasil na manhã desta terça-feira (21), o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, falou sobre as catástrofes causadas pelas chuvas no litoral norte de São Paulo e disse que prioridade do Minha Casa Minha Vida são pessoas em áreas de risco.
“O presidente Lula tem orientado que o Minha Casa Minha Vida dê prioridade não só para pessoas em situação de rua, mas também a pessoas que moram em áreas de risco”, afirmou.
O ministro também pontuou que uma das razões da criação da Secretaria de Territórios Periféricos foi para atender essas pessoas que moram em área de risco.
“No Brasil, há 150 cidades que concentram 90% esses tipos de óbitos que vêm ocorrendo ao longo dos anos e há mais de 1000 municípios com áreas de risco. A gente vem buscando alternativas, seja tirando as pessoas desses lugares ou tratando as encostas”.
No momento, Jader diz que a prioridade é “atender a região do litoral norte com colchões, águas e mantimentos”. “Vamos buscar apontar todas essas áreas que as pessoas estão correndo risco e vamos fazer esse enfrentamento”, afirmou o ministro.
O governo do estado de São Paulo informou que, até o momento, 44 óbitos foram confirmados por causa das fortes chuvas, sendo 43 em São Sebastião e um em Ubatuba. Equipes do município com psicólogas e assistentes sociais fazem um trabalho de acolhimento dos familiares das vítimas do temporal que assolou o litoral norte no sábado (18) e domingo (19).
Já foram identificados sete corpos e liberados para o sepultamento. São dois homens adultos, duas mulheres adultas e três crianças. Os trabalhos de busca, resgate e salvamento seguem ininterruptamente na região. Atualmente há 1.730 desalojados e 766 desabrigados em todo estado. (Com CNN Brasil e Agência Brasil)