O ministro das Cidades, Jader Filho, participou virtualmente do Fórum Lidera nesta quinta-feira (21), realizado na Estação das Docas, em Belém (PA). O evento teve a iniciativa de promover o debate sobre a reforma tributária para personalidades na capital paraense.
Empresários, economistas, jornalistas e autoridades estaduais e federais participaram do Fórum Lidera, que foi idealizado pelo advogado tributarista Michel Viana com o objetivo de esclarecer os principais pontos das mudanças propostas pela Reforma Tributária e seus impactos no cenário empresarial e econômico brasileiro.
Além do ministro das Cidades, outras autoridades participaram do evento, como o ministro do Turismo, Celso Sabino, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma, o diretor de Programa da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Manoel Procópio Júnior, o secretário de Estado da Fazenda do Pará, René Sousa, a deputada estadual Diana Belo, entre outros.
Em sua fala, Jader Filho enfatizou o compromisso do Governo Federal em fazer a tramitação da proposta da Reforma Tributária. “O Brasil esperou décadas por essa reforma. E o governo Lula e a Câmara dos Deputados conseguiram fazê-la andar”, iniciou.
“A reforma vai alavancar a economia de um modo significativo, pois vai simplificar o sistema tributário do país, facilitar o pagamento de impostos, diminuir o tempo e a burocracia, corrigir distorções sociais e aproximar as regras fiscais brasileiras do padrão dos países que lideram os mercados globais, trazendo maior competitividade à economia. Ou seja, a Reforma Tributária vai fazer a economia girar mais rápido e aumentar os investimentos, privados e públicos”, ressaltou o ministro.
Hana Ghassan também destacou as mudanças positivas que a Reforma Tributária pode trazer ao país, beneficiando não apenas a esfera federal, mas também os estados e municípios brasileiros.
“As distorções precisam ser alteradas e a Reforma Tributária irá nos ajudar nessas correções. Estou confiante que ela trará simplificação e eficiência, além de proporcionar um ambiente de competitividade para o país. Não podemos deixar esse momento passar para crescer o país e a nossa população. Todos querem um Brasil e um Pará melhor. Juntos podemos avançar nas mudanças para melhorar a vida de todos”, declarou.
Idealizador e anfitrião do Fórum Lidera, o advogado Michel Viana comemorou o momento e a massiva presença do público, que lotou os espaços do teatro Maria Sylvia Nunes e o Boulevard das Feiras da Estação das Docas.
“É de uma imensa realização pessoal ver uma ideia se tornar realidade. Se eu pudesse sintetizar em uma só palavra o que estou sentindo, a palavra seria “gratidão”O Fórum Lidera começou a ser pensado em junho e conseguimos fazê-lo acontecer em apenas três meses, com a presença de pessoas que certamente fazem a diferença no meio tributário e econômico, sem falar do prestígio de contar com o incentivo de autoridades como o ministro Jader Filho e a vice-governadora Hana”, disse.
“Não há como falar em negócios sem falar em um dos assuntos mais sensíveis do momento: a Reforma Tributária. Ela impacta diretamente todos os investimentos. O ‘Lidera’ foi pensado não como um simples grupo de lideranças na Amazônia, mas sim como um ecossistema que possa discutir a Reforma Tributária sobre a nossa ótica e deixar um legado para a nossa cidade e o nosso estado, esse é o meu maior objetivo”, pontuou Michel Viana.