O ministro das Cidades, Jader Filho, cumpre extensa agenda em Nova York em eventos preparatórios para a COP30 e em eventos estratégicos em Nova York, paralelos à 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU). A missão, que se estende até quinta, 25, combina encontros de alto nível sobre habitação, urbanismo, sustentabilidade e preparação para a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025.
Além de acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura do debate geral da ONU, o ministro terá participação em painéis internacionais, reuniões bilaterais com líderes globais e encontros com representantes do setor privado, fundações e organismos multilaterais.
Nesta segunda, 22, Jader Filho participou da Mesa Redonda da Presidência da COP30 sobre Governança Multinível, no The Westin Grand Central, onde fez um discurso de encerramento.
Ainda pela manhã, o ministro teve um encontro reservado com Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York e líder da Bloomberg Philanthropies, na sede da instituição, em Manhattan. O diálogo buscou aproximar parcerias para financiamento e inovação em infraestrutura urbana sustentável.
Na sequência, Jader foi um dos palestrantes do evento Sustainable Business COP30 – O Papel do Setor Privado, organizado pela Bloomberg em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria). O objetivo foi engajar empresas no processo de preparação da conferência climática que acontecerá em Belém.
Nesta terça, 23, Jader Filho acompanha o presidente Lula na abertura da Assembleia Geral da ONU, tradicionalmente realizada na sede das Nações Unidas. O Brasil, como país fundador, faz o primeiro discurso do debate geral, que neste ano enfatiza democracia, combate à fome e mudanças climáticas.
REUNIÕES MULTILATERAIS E HABITAÇÃO
Na quarta, 24, a agenda reserva um dia de intensas atividades, com a participação do ministro das Cidades em encontros laterais dedicados aos temas habitação, urbanismo e articulação internacional. Logo pela manhã, Jader Filho participa de uma mesa redonda de alto nível com o presidente do Quênia e com representantes da ONU Habitat, abordando o tema moradia adequada. Jader Filho fará uma apresentação sobre o Minha Casa, Minha Vida (MCMV), programa carro-chefe do Ministério das Cidades.
Na mesma quarta, o ministro se encontra com Ana Claudia Rossbach, diretora da ONU Habitat para América Latina e Caribe, para tratar de projetos de cooperação. Em seguida, se reúne com Mark Watts, diretor executivo da C40 Cities, rede global de cidades voltada a mudanças climáticas. No final da manhã, o ministro das Cidades participa de reunião bilateral com a ministra de Habitação do Quênia.
No final da tarde, Jader Filho vai participar de uma reunião na Rockeleller Foundation para discutir financiamentos e soluções inovadoras em desenvolvimento urbano sustentável.
CONTEXTO ESTRATÉGICO DA MISSÃO
Essa agenda ocorre em um momento crucial para o Brasil, que se prepara para sediar a COP30 em Belém, o que tem atraído atenção internacional para os desafios amazônicos de urbanização, mobilidade e habitação.
O Ministério das Cidades busca firmar parcerias para ampliar o impacto do Minha Casa, Minha Vida e outras políticas urbanas voltadas à sustentabilidade. Os encontros com fundações e redes internacionais (Bloomberg, Rockefeller, C40, ONU Habitat) visam alavancar soluções inovadoras para grandes cidades e comunidades amazônicas.
Segundo integrantes da equipe, o objetivo é “colocar a pauta urbana do Brasil no centro das discussões globais” e mostrar como experiências locais, como a revitalização de Belém e os investimentos do PAC na região Norte, podem inspirar ações climáticas e sociais em outros países.
Jader Filho retorna ao Brasil na noite de quinta, 25. A expectativa é de que ele apresente um relatório detalhado da missão ao presidente Lula e às equipes do ministério ainda na próxima semana.