O governo federal deu mais um passo para promover a inclusão socioeconômica e produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade e inscritas no CadÚnico. A regulamentação do programa “Acredita no Primeiro Passo” incentiva o empreendedorismo com crédito a juros baixos para beneficiários de políticas sociais.
O programa é focado em territórios de alta vulnerabilidade socioeconômica, com prioridade para pessoas com deficiência, mulheres, jovens, negros, populações tradicionais e ribeirinhas.
“É um grande passo para incentivar aqueles que querem montar seu próprio negócio com a garantia de financiamento a juros baixos”, comemorou o senador Jader Barbalho, ao encaminhar um ofício ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias. No documento, Jader solicita que a população do Pará seja priorizada, para permitir a inclusão social e produtiva de milhares de paraenses, por meio do acesso a oportunidades de trabalho e de geração de renda.
“Temos muitas regiões ainda em condições de vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que a população paraense responde com criatividade, força de vontade e desejo de empreender e vejo este programa como uma oportunidade para realizarem esse desejo”, cita o senador no ofício.
Programa Acredita no Primeiro Passo
O foco do programa está voltado para o investimento em territórios de alta vulnerabilidade socioeconômica e na priorização da atuação junto a pessoas com deficiência, mulheres, jovens, negros, membros de populações tradicionais e ribeirinhas inscritas no CadÚnico.
“Esse é o perfil da nossa população. São milhares de paraenses que aguardam essa oportunidade de crédito a juros baixos e que anseiam pela inclusão social e produtiva por meio do acesso a oportunidades de trabalho e de geração de renda”, reforça o senador Jader Barbalho.
Com população estimada de 8.664.306 habitantes, de acordo com censo do IBGE de 2024, o Pará tem mais de 62% de sua população inscrita no Cadastro Único do Governo Federal.
PROGRAMA
- Lançado oficialmente em outubro de 2024, o Acredita no Primeiro Passo já beneficiou mais de 87 mil pessoas com oferta de microcrédito a partir de taxas mais baixas para inscritos no CadÚnico. Foram liberados mais de R$ 726 milhões em crédito para impulsionar pequenos negócios em todo o país.
- A maior parte das contratações foram feitas pelo público feminino — mais de 70%. As ações são voltadas para pessoas que já têm um negócio ou querem começar uma empresa.
- O programa apoia ações que incentivam a qualificação profissional e a inserção dos cidadãos no mundo do trabalho, por meio do emprego e do empreendedorismo, com promoção do acesso ao microcrédito orientado e apoio para a estruturação de empreendimentos sustentáveis.
- O Acredita no Primeiro Passo oferece cursos de qualificação profissional, oportunidades de emprego e apoio ao empreendedorismo para pessoas entre 16 e 65 anos de idade, com as informações atualizadas no CadÚnico.