
Com a missão de conectar pessoas para um futuro melhor, o Instituto Claro, frente de Responsabilidade Social da Claro, acredita que a educação é um dos setores em que a tecnologia pode desempenhar um papel fundamental para a transformação social. E para ampliar a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino, a organização abre inscrições para um de seus projetos mais longevos e de maior sucesso: o Educonexão.
Criada há 14 anos, a iniciativa, que tem o objetivo de fortalecer o papel dos educadores como protagonistas da inovação pedagógica com o uso das tecnologias digitais em sala de aula, já impactou mais de 2,9 mil professores em 1,8 mil escolas públicas, beneficiando diretamente mais de 80 mil estudantes em 56 cidades de 18 estados brasileiros. Por meio de formações, minicursos, desafios e recursos educacionais, o programa oferece ferramentas para que os professores integrem a tecnologia ao seu planejamento, favorecendo a personalização da aprendizagem, o desenvolvimento de competências digitais e o bem-estar escolar. E, além disso, fornece conectividade para os participantes, que receberão chip com pacote de dados e voz da Claro, sem custo, por um período de 12 meses.
Nesta edição, o Educonexão incorpora a sua programação um novo módulo de capacitação, com foco em Educação Socioemocional e Saúde Mental, com o objetivo de preparar os participantes para enfrentarem desafios contemporâneos da sociedade brasileira que estão cada vez mais presentes na vida escolar.
“Desde sua criação, o Instituto Claro vem atuando na promoção do uso de tecnologias como ferramentas para transformar a aprendizagem, reduzir desigualdades, incluir e desenvolver pessoas no mundo digital e preparar os cidadãos para os desafios de um mundo contemporâneo cada vez mais tecnológico. O Educonexão é uma das iniciativas que melhor reflete esse propósito. Oferecemos nossa expertise e estrutura para potencializar o alcance e o impacto da educação em comunidades de várias regiões do país. Nesta edição, para democratizar o acesso, viabilizamos a inscrição individual de educadores de todo o Brasil, em paralelo ao trabalho que realizamos com municípios parceiros”, comenta Daniely Gomiero, diretora de DHO – Desenvolvimento Humano Organizacional, Cultura e Sustentabilidade na Claro e Vice-Presidente de Projetos do Instituto Claro
Inscrições Abertas para o Educonexão 2025
O projeto passou por uma reformulação para a edição 2025. Além da participação de três municípios parceiros, que indicarão 50 participantes cada, o edital prevê ainda a seleção de mais 100 educadores da rede pública de ensino fundamental e médio, de todas as regiões do Brasil, para participarem da trilha online do programa.
Para se inscrever, os professores precisam estar em efetivo exercício da docência no ano de 2025, ter telefone celular próprio e disponibilidade para realizar as formações e aplicar atividades com os estudantes.
As inscrições nacionais podem ser realizadas de 21/07 a 15/08, no site: https://www.institutoclaro.org.br/educonexao/.
Entre os critérios de seleção, serão considerados: potencial de impacto, com base na quantidade e perfil dos estudantes atendidos; e diversidade, considerando variáveis como região geográfica, gênero, raça/etnia, idade, área de ensino, entre outras.
Os participantes selecionados terão acesso a uma trilha formativa online, que contempla: encontros síncronos, ao vivo, com especialistas; minicursos online com certificado; atividades práticas; participação em desafios temáticos, com possibilidade de premiação; acesso completo ao Portal do Instituto Claro, com centenas de recursos educacionais digitais; certificado de participação no programa, com carga horária total prevista de até 30h; integração em uma comunidade nacional de educadores, com espaço para trocas e inspiração mútua. E ainda receberão um chip Claro, com acesso a dados e voz, sem custo, por um período de 12 meses.
Sobre o Instituto Claro
A Claro, maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, coordena suas ações de responsabilidade social corporativa por meio do Instituto Claro, que alia os serviços prestados pela operadora a investimentos sociais para criar impactos relevantes no país.
Com a missão de “Conectar pessoas para um futuro melhor”, há mais de duas décadas, o Instituto Claro já beneficiou mais de 80 mil alunos em projetos educacionais e contou com mais de 53 mil participações em ações voluntárias. Entre suas principais iniciativas, com foco nos pilares de Educação e Cidadania, apoia e realiza projetos de longo prazo, como Dupla Escola, Campus Mobile, Ação Social pela Música, entre outros.
O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.