"TERROR DO INSS"

INSS encontra o homem mais velho do mundo com 112 anos

Sem essa de “terror do INSS”: cearense recebe aposentadoria há 46 anos
Sem essa de “terror do INSS”: cearense recebe aposentadoria há 46 anos

Na véspera do aniversário de 102 anos da Previdência Social, o INSS fez uma descoberta emocionante: João Marinho Neto, morador de Apuiarés, no Ceará, é o homem mais velho do mundo, com 112 anos! Ele é segurado da Previdência e, para nossa felicidade, já foi reconhecido pelo Guiness Book como o homem mais velho do mundo, um título que herdou após o falecimento de um britânico de mesma idade em novembro passado.

João, aposentado há 46 anos, vive em Apuiarés, uma cidade pequena com cerca de 13 mil habitantes, onde não há uma Agência da Previdência Social. A unidade mais próxima fica em Pentecostes, a 30 km de distância, onde ele mantém sua aposentadoria. Desde 1978, João recebe o benefício de Aposentadoria de Empregador Rural, um benefício que, com o tempo, passou por mudanças na legislação previdenciária e nos requisitos.

A casa onde vive João foi, no passado, um convento e hoje abriga 12 idosos, incluindo o senhor que conquistou notoriedade pela sua impressionante longevidade. Nascido em 5 de outubro de 1912, em Maranguape, Ceará, João dedicou-se à vida rural, criando gado, bode e capote, e cultivando alimentos para sustentar sua família. Hoje, com uma grande descendência de 7 filhos, 22 netos, 15 bisnetos e 3 tataranetos, ele segue uma rotina tranquila de cuidados, convivendo com outros idosos da casa.

Embora sua visão e audição estejam comprometidas, João se comunica com entusiasmo, contando histórias e recitando orações. Ele já foi procurado por pesquisadores sobre longevidade e, com a ajuda da documentação correta, foi inscrito no Guiness Book. “Queria voltar a enxergar e ouvir”, compartilhou com emoção.

Cuide do seu Benefício Previdenciário

O exemplo de João reforça a importância de manter seu benefício regularizado. Para garantir a continuidade do seu pagamento, mantenha atualizado o seu cadastro com o endereço, e-mail e telefone no site ou aplicativo Meu INSS. A atualização pode ser feita gratuitamente, sem a necessidade de ir até uma Agência da Previdência Social.

Se você não vai ao banco para receber seu benefício, regularize a situação do seu representante legal pelo Meu INSS, incluindo o cadastro de procuração. Para garantir a segurança, evite entregar senhas ou documentos a desconhecidos. Também é possível bloquear ou desbloquear empréstimos e mensalidades de sindicatos ou associações.

Em caso de dúvidas, mesmo em localidades sem Agência da Previdência Social, o INSS está disponível gratuitamente pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS.

Fonte: INSS