O Ministério da Educação (MEC) iniciará às 0h de terça-feira, 4 de fevereiro, as inscrições para o Fies Social, programa de financiamento estudantil voltado para estudantes de baixa renda, referente ao primeiro semestre de 2025. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 7 de fevereiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Neste ano, serão oferecidas mais de 112 mil vagas, divididas em dois processos seletivos: um para o primeiro e outro para o segundo semestre de 2025.
Para se inscrever, o candidato deve ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das provas e nota superior a zero na redação. Além disso, é necessário atender aos requisitos de renda, com renda familiar de até meio salário mínimo per capita e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O Fies Social destina 50% das vagas para candidatos que atendem a esses critérios de baixa renda e, caso o candidato seja pré-selecionado, ele poderá contratar o financiamento integral, cobrindo até 100% dos custos educacionais.
Como Se Inscrever
- Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com sua conta Gov.br.
- Complete o formulário com seus dados pessoais e clique em “Gravar e Avançar”.
- Faça a autodeclaração étnico-racial para concorrer às vagas reservadas.
- Selecione três cursos, indicando a ordem de preferência e preencha os dados financeiros.
- Revise todas as informações e confirme a inscrição.
- Após a inscrição, salve o comprovante com a chave de segurança.
Classificação no Processo Seletivo
A classificação será definida pela nota do Enem, levando em conta a modalidade de concorrência e o tipo de vaga, com a seguinte ordem de prioridade:
- Candidatos sem ensino superior e sem financiamento estudantil anterior.
- Candidatos sem ensino superior, mas que já foram beneficiados e quitaram o financiamento.
- Candidatos com ensino superior e sem financiamento estudantil.
- Candidatos com ensino superior e que quitaram o financiamento.
Resultado e Lista de Espera
A pré-seleção será divulgada no dia 18 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados devem acessar o Fies Seleção para complementar a inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro.
Aqueles não selecionados na chamada regular serão automaticamente incluídos na lista de espera, que será convocada entre 25 de fevereiro e 9 de abril para preenchimento das vagas não ocupadas.
Cronograma Completo
O Fies Social, criado pela Resolução nº 58/2024, visa cumprir sua função social, oferecendo condições melhores para estudantes de baixa renda obterem o financiamento estudantil. Com a lei nº 10.260/2001, o Fies oferece financiamento integral ou parcial para graduação em instituições privadas que sejam avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).