O edital do Enem 2025 foi publicado nesta sexta-feira (23), em edição extra do Diário Oficial da União. Entre as principais novidades, o exame volta a oferecer certificação do ensino médio e terá inscrições pré-preenchidas para estudantes da rede pública que estejam concluindo os estudos neste ano.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a medida visa facilitar o processo de inscrição e incentivar a participação:
“Pela primeira vez, alunos da rede pública terão a inscrição pré-preenchida. Basta acessar o sistema, confirmar os dados e escolher o idioma da prova de língua estrangeira.”
Certificação de conclusão do ensino médio
Maiores de 18 anos poderão usar o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio, desde que indiquem essa finalidade no momento da inscrição. A lista de instituições certificadoras será divulgada em portaria própria pelo Inep. O Encceja continua válido para o mesmo fim.
Inscrições e taxas
As inscrições estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho na Página do Participante. A taxa continua sendo de R$ 85, com pagamento até 11 de junho, via boleto, Pix, cartão ou débito.
Participantes do CadÚnico e estudantes da rede pública que concluirão o ensino médio em 2025 terão isenção automática, sem a geração de boleto.
Provas em datas diferentes no Pará
Devido à realização da COP30 em Belém, o Enem ocorrerá em datas distintas em três cidades paraenses: Belém, Ananindeua e Marituba aplicarão o exame em 30 de novembro e 7 de dezembro. Nas demais localidades, as datas permanecem 9 e 16 de novembro.
Atendimento especializado e nome social
Durante a inscrição, participantes poderão solicitar atendimento especializado caso tenham condições específicas, como deficiência, transtornos de aprendizagem, TEA, gestação, diabetes, entre outros.
O uso de nome social será automático, conforme os dados cadastrados na Receita Federal. Travestis, transexuais e transgêneros devem verificar suas informações no sistema antes da inscrição.
📅 Cronograma do Enem 2025:
- Inscrições: 26 de maio a 6 de junho
- Pagamento da taxa: até 11 de junho
- Solicitação de atendimento especializado e nome social: 26 de maio a 6 de junho
- Resultado do atendimento especializado: 13 de junho
- Recurso: 16 a 20 de junho
- Resultado do recurso: 27 de junho
- Provas: 9 e 16 de novembro (Brasil) / 30 de novembro e 7 de dezembro (Belém, Ananindeua e Marituba)
Confira o edital do exame
Acesse a Página do Participante
Acesse a plataforma Gov.br
Saiba mais sobre o Enem