Para democratizar o acesso à música clássica, a Fundação e o Instituto Estadual Carlos Gomes promovem neste mês três apresentações do Projeto Música nos Museus, que ocorrem a partir de hoje, 13, até sexta-feira, 15, sempre às 19h, na Igreja de Santo Alexandre, no centro histórico de Belém. A programação é gratuita e realizada em parceria com o Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult).
Hoje, 13, o Coral de Trombones e o Quinteto de Metais abrem a programação para mostrar a qualidade e a técnica da música clássica. O Coral foi criado pelo professor Ricardo Cabrera, em 1998, visando promover o ensino da música de forma coletiva, por meio da prática do trombone. O grupo atualmente é regido por Anielson Ferreira. Já o Quinteto de Metais foi criado, em 2016, pelo professor Serguei Dorokhov, um entusiasta do desenvolvimento de atividades camerísticas do grupo.
Na quinta, 14, será a vez do Trio Toccata Brasilis, com um repertório original de canções ao som da flauta de João Pedro Pagliosa, do clarinete de Salatiel Ferreira e o violão de Maurício Gomes. Encerrando a programação, o Dara Trio apresentará na sexta, 15, um repertório com obras contemporâneas, barrocas e nacionais.
*Com Agência Pará.