RIO (AG) – Enquanto gigantes de tecnologia correm para apresentar celulares cada vez mais tecnológicos, integrados até com inteligência artificial (IA), a Heineken aposta em uma época em que os celulares não tinham internet de alta velocidade. Em parceria com a marca de moda Bodega e a HMD, fabricante dos telefones Nokia, a cervejaria está lançando no Brasil o “Boring Phone”. Um dos principais atrativos do aparelho é o emblemático jogo da cobrinha, um sucesso do início dos anos 2000.
A estratégia da Heineken é promover o slogan “Menos no seu celular, mais na vida real”. O foco está no movimento de detox tecnológico das gerações Y e Z, compostas por pessoas nascidas a partir dos anos 1980 e 1990, respectivamente. Uma pesquisa realizada pela cervejaria revelou que 32% desses consumidores gostariam de desligar o celular ao sair de casa.
Para se conectar ainda mais com esse público, a Heineken aposta nos atributos básicos do celular – inspirado no Nokia 2660 Flip. O telefone tem uma tela monocromática de 2,8 polegadas na parte interna e uma câmera de baixa resolução, com 0,3 megapixels. Fechado, o painel tem 1,77 polegada.
O design também traz um toque fashion , em tons verdes, como a cerveja, e um estilo transparente e vintage . O celular suporta sinal 4G, embora não tenha aplicativo para navegar na internet. A bateria dura até uma semana.
A estratégia da Heineken inclui o sorteio de 450 unidades por meio de um cadastro em seu site.
– A mensagem principal é promover momentos de celebração e conexões reais. Buscamos incentivar o público a vivenciar momentos no mundo offline , livre das distrações dos smartphones. Queremos que as pessoas se desconectem da tecnologia e desfrutem de interações sociais – diz Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da Heineken no Brasil.
Não é a primeira vez que uma cervejaria usa a telefonia no marketing. No carnaval deste ano, a Ambev lançou o “Brahma Phone”, para ser usado nos blocos. Nas redes sociais, o modelo foi apelidado de “celular do ladrão”.
– As cervejarias estão inaugurando uma nova fase no marketing, com ações que até pouco tempo atrás eram impensáveis. Devido às muitas restrições para publicidade no setor, elas estão buscando novos formatos de anúncio – afirma o especialista em varejo Alberto Cardoso.