Notícias
Governo apresenta projeto de Reforma Tributária: confira os detalhes!
(Com informações da Agência Brasil)
Na última quarta-feira (24), o Congresso Nacional recebeu do Governo o projeto de regulamentação da reforma tributária, que foi promulgada no final do ano passado. Uma das mudanças mais significativas é a simplificação dos impostos.
A proposta prevê alíquota média do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) de 26,5%, podendo variar entre 25,7% e 27,3%, informou o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy. Atualmente, os bens e os serviços brasileiros pagam, em média, 34% de tributos federais, estaduais e municipais.
Com 306 páginas e cerca de 500 artigos, o projeto de lei complementar precisa de maioria absoluta, 257 votos, para ser aprovado. Em pronunciamento no Salão Verde da Câmara dos Deputados, Haddad disse ter recebido o compromisso de Lira de votar a proposta no plenário da Casa até o recesso legislativo do meio do ano, previsto para a metade de julho.
O projeto entregue nesta quarta-feira inclui a regulamentação do IBS; da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), tributo federal sobre o consumo; o Imposto Seletivo, que incidirá sobre produtos com risco à saúde e ao meio ambiente; e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que incidirá sobre mercadorias concorrentes das produzidas na Zona Franca de Manaus.
Os temas mais polêmicos são a desoneração da cesta básica e a lista de produtos que terão a cobrança do Imposto Seletivo, cujos detalhes serão revelados nesta quinta. A reforma aprovada no ano passado deixou para o projeto de lei complementar decidir se, por exemplo, alimentos processados e ricos em açúcar sofrerão a cobrança do imposto.
ENTENDA:
INQUÉRITO
Jair Bolsonaro é indiciado pela PF por tentativa de golpe
Conheça os detalhes do indiciamento de Jair Bolsonaro e ex-integrantes de seu governo por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado.
DECLARAÇÃO
Lula diz agradecer por estar vivo: 'Tentativa de envenenar não deu certo'
Presidente Lula fala sobre plano golpista revelado pela Polícia Federal em 2022 e ressalta a importância de desmoralizar governos anteriores.
DECISÃO
Ex-funcionários da 123milhas têm até o dia 26 para pedir dinheiro da demissão
Os ex-funcionários da 123milhas que estão na lista de credores da recuperação judicial têm até o dia 26 de novembro para pedir a devolução de valores.
FISCALIZAÇÃO
Governo quer modelo inédito e permanente de fiscalização ambiental em estrada na amazônia
O Ministério dos Transportes trabalha na elaboração de uma proposta para fazer um contrato permanente de fiscalização ambiental da BR-319.
ACIDENTE FATAL
Jovem faz selfie pendurada em janela de carro, cai e morre atropelada na PB
Câmeras de segurança registraram quando uma jovem morreu atropelada na madrugada desta segunda-feira (18)
PUBLICIDADE
Governo suspende publicidade de bets para crianças e adolescentes
Empresa que descumprir medida pagará multa diária de R$ 50 mil
Cookies e Privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade