Notícias
Governo apresenta projeto de Reforma Tributária: confira os detalhes!
(Com informações da Agência Brasil)
Assuntos
Notícias
Na última quarta-feira (24), o Congresso Nacional recebeu do Governo o projeto de regulamentação da reforma tributária, que foi promulgada no final do ano passado. Uma das mudanças mais significativas é a simplificação dos impostos.
A proposta prevê alíquota média do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) de 26,5%, podendo variar entre 25,7% e 27,3%, informou o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy. Atualmente, os bens e os serviços brasileiros pagam, em média, 34% de tributos federais, estaduais e municipais.
Com 306 páginas e cerca de 500 artigos, o projeto de lei complementar precisa de maioria absoluta, 257 votos, para ser aprovado. Em pronunciamento no Salão Verde da Câmara dos Deputados, Haddad disse ter recebido o compromisso de Lira de votar a proposta no plenário da Casa até o recesso legislativo do meio do ano, previsto para a metade de julho.
O projeto entregue nesta quarta-feira inclui a regulamentação do IBS; da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), tributo federal sobre o consumo; o Imposto Seletivo, que incidirá sobre produtos com risco à saúde e ao meio ambiente; e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que incidirá sobre mercadorias concorrentes das produzidas na Zona Franca de Manaus.
Os temas mais polêmicos são a desoneração da cesta básica e a lista de produtos que terão a cobrança do Imposto Seletivo, cujos detalhes serão revelados nesta quinta. A reforma aprovada no ano passado deixou para o projeto de lei complementar decidir se, por exemplo, alimentos processados e ricos em açúcar sofrerão a cobrança do imposto.
ENTENDA:
Mais Notícias
Mais artigosFIQUE POR DENTRO
Quer atuar com mudanças climáticas? Capacitação online abre 1.000 vagas
A programação ocorre de 22 de setembro a 21 de dezembro e será disponibilizada em português, inglês e espanhol.
E NESSA LOUCURA...
Claudio Castro canta 'Evidências' em evento com Alexandre de Moraes
O governador do Rio de Janeiro Claudio Castro (PL) surpreendeu políticos e empresários ao cantar "Evidências" a plenos pulmões
ABSURDO
Violência na escola: professora agride criança com livros e é presa; assista
A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (22) uma professora que foi filmada agredindo um aluno de 4 anos em uma escola particular de Caxias do Sul.
INQUÉRITO
Investigação que indiciou Bolsonaro pode ser desmembrada e atingir entorno do ex-presidente
O relatório final da Polícia Federal que levou ao indiciamento de Bolsonaro e seu filho foi encaminhado, na sexta-feira (15), ao STF (Supremo Tribunal Federal)
LEIA E TENTE ENTENDER
Gêmeo que tem filhos gêmeos será pai novamente... De gêmeos!
Casal já tem gêmeos em casa e agora espera mais um par idêntico; história virou quase um trava-língua de tantas gerações de gêmeos.
FIM DE UMA ERA
Grand Mercure de Boa Viagem fecha as portas no fim de agosto
A rede Grand Mercure pertence ao grupo francês Accor, uma das maiores cadeias hoteleiras do mundo, com presença em mais de 100 países.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade