
Notícias
Gonçalves Dias depõe e deixa PF em Brasília após mais de 4h

Assuntos
Notícias
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O general Gonçalves Dias, ex-chefe do GSI, depôs à Polícia Federal nesta sexta-feira (21) sobre a atuação dele no dia dos atos golpistas no dia 8 de janeiro. O depoimento terminou no início da tarde, quando ele deixou a PF após mais de quatro horas.
O carro com o general deixou a PF pela garagem e ele não falou com a imprensa. O mesmo procedimento foi seguido quando ele chegou à superintendência da corporação durante a manhã, pouco antes das 9h.
Imagens de câmeras de segurança divulgadas pela CNN Brasil mostraram ele andando no Palácio do Planalto durante os ataques. O episódio levou à demissão do general.
Gonçalves Dias afirmou que ele apareceu nas filmagens porque tentava tirar golpistas do terceiro e do quarto andar do Palácio do Planalto. Segundo ele, o objetivo seria levar essas pessoas para outro lugar para que elas fossem presas.
Nas imagens, o general aparece conversando com os invasores do Planalto. O militar alega que estava tentando desmobilizar a ofensiva golpista.
Em entrevista à GloboNews, o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, disse que Lula pediu a Dias o acesso às imagens registradas perto do gabinete presidencial durante os ataques ao Palácio do Planalto. O general teria dito que esses registros estavam indisponíveis.
O GSI decretou sigilo de cinco anos para a imagens gravadas no dia 8 de janeiro. O gabinete não entregou os arquivos à Câmara e à CPI dos atos antidemocráticos do DF alegando que eles eram muito grandes para o envio e que “recursos humanos da segurança presidencial” poderiam ser identificados.
O general disse que “colaram” imagens dele ao do major flagrado distribuindo água aos golpistas. Ele alegou que não teve relação com esse momento específico das gravações.
O depoimento pode esclarecer também porque Gonçalves Dias disse que os vídeos das câmeras de segurança estavam indisponíveis. Elas foram publicadas pela CNN Brasil na quarta-feira (19).
Gonçalves Dias disse que só foi até o local quando foi informado sobre a invasão. Ele não explicou onde estava antes desse deslocamento.
Mais Notícias
Mais artigosCARTÓRIOS
Saiba quais os nomes mais registrados no Brasil em 2024
Após sete anos, um nome feminino foi o mais escolhido pelos pais para registrar seus filhos nos cartórios do país. Saiba qual é
SAIBA QUAIS SÃO
Anvisa proíbe comercialização de duas marcas de azeites por origem desconhecida
Medida publicada no DOU inclui proibição de venda, fabricação, distribuição, importação, propaganda e uso dos produtos
HABITAÇÃO
Minha Casa, Minha Vida abre seleção para 130 mil novas moradias
No Pará, a meta é selecionar 7.153 novas moradias do programa habitacional em todos os municípios do Estado.
COMBUSTÍVEL
Até 24% do diesel usado em caminhões é adulterado em estados
Prática se tornou frequente no mercado de combustíveis, gerando impactos significativos na economia, meio ambiente e segurança.
ATUALIZAÇÃO DO CFM
Idade mínima para fazer bariátrica cai para 14 anos
A última atualização havia sido feita em dezembro de 2017. A bariátrica é usada como tratamento da obesidade e de doenças metabólicas.
DE 'VALE TUDO' À VIDA REAL
Alcoólicos Anônimos completa 90 anos e se fortalece com novos grupos
Prestes a completar 90 anos em junho, o Alcoólicos Anônimos (AA) é uma irmandade com presença em 180 países que reúne pessoas dispostas a compartilhar experiências.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade