ALERTA

Golpes virtuais atingem todas as idades, mas jovens são os mais afetados

Ao contrário do que o senso comum aponta, os idosos não são as principais vítimas de golpes virtuais.

Golpes virtuais atingem todas as idades, mas jovens são os mais afetados
Golpes virtuais atingem todas as idades, mas jovens são os mais afetados

Ao contrário do que o senso comum aponta, os idosos não são as principais vítimas de golpes virtuais. Segundo pesquisa do DataSenado com quase 22 mil entrevistados, jovens entre 16 e 29 anos representam 27% dos casos, enquanto idosos com mais de 60 anos são 16% das vítimas.

A diferença está no tipo de fraude: idosos costumam cair em golpes de estelionato, como clonagem de cartão, Pix falso e ligações de centrais bancárias falsas. Já jovens são alvos de falsas promessas de emprego e dinheiro fácil na internet, segundo o economista Luciano Póvoa.

Dados do Cetic, ligado à Unesco, mostram que 99% dos jovens entre 16 e 24 anos acessam a internet diariamente, o que os expõe ainda mais aos crimes digitais.

Ações no Senado

Diante do crescimento dos golpes, o Senado criou a Frente Parlamentar de Apoio à Cibersegurança e à Defesa Cibernética, presidida pelo senador Esperidião Amin (PP-SC). A frente busca debater políticas públicas, parcerias com o setor privado e propor a criação de uma agência reguladora nacional de cibersegurança.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, os crimes digitais cresceram 13,6% em 2023, enquanto os roubos físicos a bancos caíram quase 30%. Estima-se que mais de 40 milhões de brasileiros já foram vítimas de golpes virtuais.

Propostas em análise

A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) do Senado já aprovou 23 projetos e analisa outros 106. Entre eles:

  • PL 1.049/2022: tipifica extorsão digital.
  • PL 879/2022: criminaliza o sequestro de dados informáticos.
  • PL 3.085/2024: agrava penas para crimes digitais cometidos contra parlamentares e com uso de IA.

Na Comissão de Segurança Pública, tramita o PL 4.450/2024, que propõe o rastreamento de números suspeitos pelas operadoras de telefonia.

Golpes e cuidados

A lista de golpes é extensa: boletos falsos, promessas de empréstimos, links maliciosos e aplicativos espiões. O cientista da computação Rodrigo Fragola alerta: a distração ao usar o celular facilita os ataques. Ele recomenda atenção total ao realizar pagamentos e evitar ações simultâneas no celular.

Entre as dicas básicas de segurança digital estão:

  • Usar senhas fortes e diferentes para cada conta
  • Ativar autenticação em dois fatores
  • Fazer backups regulares
  • Evitar redes Wi-Fi públicas

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, quase 8 mil brasileiros são vítimas de golpes por hora. O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) cobra mais ações do Estado para prevenir crimes e punir criminosos.

Inteligência Artificial na mira

Com o uso crescente de IA por golpistas, o Senado aprovou projeto do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) que regulamenta o uso da tecnologia no Brasil. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Senado