Duas pesquisas divulgadas nesta quarta-feira, 26, mantiveram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). A votação para apontar quem vai comandar o Brasil nos próximos quatro anos acontecerá neste domingo, 30, e é cercada de muita expectativa e nervosismo por parte dos candidatos e militantes.
O levantamento Genial/Quaest desta quarta-feira (26) coloca o petista à frente na corrida eleitoral neste segundo turno, com 48% dos votos totais, o que inclui brancos, nulos e os que não sabem ou não responderam. Jair Bolsonaro tem 42%.
Os eleitores que pretendem votar em branco, nulo ou não vão votar somam 5%. Os que não sabem representam 5%. Esta é a quarta pesquisa Genial/Quaest divulgada desde a apuração do primeiro turno, em 2 de outubro.
A coleta de dados foi realizada face a face, entre os dias 23 e 25 de outubro, com 2 mil entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-00470/2022.
PODERDATA
O levantamento PoderData divulgado nesta quarta-feira coloca Lula à frente na corrida eleitoral neste segundo turno, com 53% dos votos válidos, quando brancos e nulos são excluídos da contagem. Bolsonaro tem 47%.
Este é o quarto levantamento do instituto após os resultados do primeiro turno, ocasião em que Lula teve 48,43% dos votos válidos contra 43,2% de Bolsonaro. Esta é a primeira oscilação para ambos, dentro da margem de erro, desde a coleta de 3 e 5 de outubro.
Por telefone, entre os dias 23 e 25 de outubro, o levantamento ouviu 5 mil pessoas em 342 municípios de todos os estados mais o Distrito Federal. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-01159/2022.
No que diz respeito aos votos totais, incluindo brancos e nulos, Lula oscila de 48% para 49% contra os mesmos 44% de Bolsonaro da semana passada. Brancos e nulos representam 5%, enquanto 2% dizem que são indecisos.
Fonte: Com informações da Band