COP 30

Evento preparatório da COP30 será em Brasília para não coincidir com Círio de Nazaré em Belém

Evento preparatório da COP30 será em Brasília para não coincidir com Círio de Nazaré em Belém

Evento preparatório da COP30 será em Brasília para não coincidir com Círio de Nazaré em Belém
Evento preparatório da COP30 será em Brasília para não coincidir com Círio de Nazaré em Belém

A chamada pré-COP30, último evento antes da própria conferência de clima da ONU (Organização das Nações Unidas), não vai ocorrer em Belém, sede do encontro, mas em Brasília.

A cúpula preparatória, marcada para 13 e 14 de outubro, conta com a participação de diplomatas e é vista pelos negociadores como de fundamental importância para a agenda oficial, que começa na capital paraense cerca de um mês depois.

Essas reuniões preparatórias vão ocorrer em Brasília por causa do Círio de Nazaré, marcado para 12 de outubro, segundo pessoas que trabalham na organização. O Círio é uma das mais tradicionais festas católicas do Brasil e atrai fiéis de todo país.

A proximidade de data tornaria as organizações inconciliáveis. Em 2024, mais de 2 milhões estiveram na festa religiosa, segundo o Governo do Pará.

Apesar de a cidade ser capaz de receber centenas de milhares de fiéis no Círio, a infraestrutura para a COP30 se tornou um dos principais desafios do governo Lula (PT) e da gestão paraense de Helder Barbalho (MDB).

A cúpula climática exige um grande número de leitos de hospedagem de alto e médio padrão, necessários para abrigar as delegações de outros países, autoridades e chefes de Estado algo que não acontece durante o Círio.

A estimativa do governo federal é que a COP reúna entre 30 mil e 50 mil pessoas na capital paraense, que tinha não mais que 18 mil leitos disponíveis quando foi escolhida para sediar a cúpula.

Esse obstáculo fez com que os organizadores chegassem a cogitar fatiar as reuniões e outras cidades do país, como Rio de Janeiro e São Paulo, com estrutura logística superior e acostumadas a receber grandes eventos.

Mas a ideia de dividir a COP foi descartada, e, segundo estimativas do governo paraense, cerca de R$ 5 milhões foram investidos em empreendimentos de infraestrutura e hotelaria na capital paraense.

Para dar conta da demanda, a organização recorreu a uma série de alternativas para tentar ampliar a oferta de hospedagem, como o uso de navios de cruzeiros, escolas, vilas provisórias e contratos com empresas internacionais para transformação de prédios em hotéis, além de parceria com a plataforma Airbnb (de aluguéis de residências).

A pouca oferta de leitos fez os preços de hotéis em Belém explodirem, e até motéis estão se mobilizando para receber visitantes durante a cúpula climática.
O evento terá uma plataforma oficial para hospedagens. O site está previsto para ir ao ar ainda em abril a previsão inicial era para março.

Ainda para dar conta da demanda do setor aéreo, uma vez que o aeroporto da capital tem pouca capacidade, também haverá uso da estrutura da Força Aérea Brasileira na cidade, além de aeroportos de cidades próximas, como Amapá.

O próprio calendário do cúpula também foi adaptado, e a reunião de chefes de Estado e de governo foi antecipada para acontecer antes do início da COP30. Desta forma, a quantidade de pessoas simultaneamente hospedadas na cidade será reduzida.

A pré-COP, que ocorrerá em Brasília, será menor que a conferência principal. São esperadas até mil pessoas, demanda que a capital federal tem capacidade logística para absorver.
Os negociadores veem importância nesse encontro prévio porque será o momento no qual as linhas de negociação da COP serão definidas.

São esperados ministros e diplomatas de alto nível, mas com delegações mais enxutas. Não costumam comparecer chefes de Estado e de governo, e a presença do setor privado e da sociedade civil é muito menor.

Não é a primeira vez que a pré-COP acontece em uma cidade diferente da própria cúpula da ONU. Na COP28, em 2023, a reunião prévia ocorreu em Abu Dhabi, enquanto a principal foi em Dubai.

Em 2022, a COP27 foi em Sharm el-Sheikh, no Egito, e a pré, em Kinshasa, na República Democrática do Congo.

Já na 26ª edição da cúpula climática da ONU, em 2021, a conferência foi sediada em Glasgow, na Escócia, enquanto o encontro preparatório ocorreu em Milão, na Itália.

Texto de João Gabriel