Notícias

Em Londres, Milton Steagall, CEO do Grupo BBF, discute o papel do Brasil no agronegócio sustentável da Amazônia

Empresário participará do painel ‘Agronegócio: a força do Brasil para a segurança alimentar do mundo’ durante o LIDE Brazil Conference London
Empresário participará do painel ‘Agronegócio: a força do Brasil para a segurança alimentar do mundo’ durante o LIDE Brazil Conference London

Com a participação das principais lideranças políticas e empresariais do Brasil e da Europa, o CEO do Grupo BBF (Brasil BioFuels), Milton Steagall, participará do painel Agronegócio: a força do Brasil para a segurança alimentar do mundo, em 21 de abril, no LIDE Brazil Conference London, evento organizado pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) que acontecerá nos dias 20 e 21 de abril no The Savoy, em Londres.

Steagall abordará a importância do Agronegócio Sustentável na Amazônia com o cultivo da palma de óleo, fundamental para o desenvolvimento da região. Pelo fato do seu cultivo não poder ser mecanizado, a cultura da palma fixa o homem no campo, gera milhares de empregos e, consequentemente, renda à região em que está presente.

Outro ponto importante é que a cultura da palma de óleo recupera áreas degradadas da Floresta Amazônica e possui alto potencial de captura de carbono. São 31 milhões de hectares aptos ao cultivo, estabelecido no decreto 7.172 do Governo Federal de 2010. Atualmente, existem menos de 200 mil hectares cultivados por um pequeno número de empresas que atuam nos Estados do Pará e Roraima. Isso possibilita grande oportunidade de expansão do cultivo no país.

“O óleo de palma é o mais consumido pela humanidade, presente em diversos alimentos e itens de higiene e beleza, além de ser fundamental para a transição energética do Brasil. É a principal matéria-prima para o desenvolvimento dos inéditos biocombustíveis Diesel Verde (HVO) e Combustível Sustentável de Aviação (SAF), que o Grupo BBF produzirá a partir do final de 2025. Infelizmente, o Brasil ainda precisa importar grandes volumes de óleo de palma de países asiáticos: cerca de 30% do volume total para o mercado doméstico vêm de outros países, segundo dados de 2022 da Secretaria do Comércio Exterior do Ministério da Economia”, afirma Steagall.

O debate será aberto com a perspectiva dos palestrantes sobre as ações para reforçar o desenvolvimento do Agronegócio Sustentável na Amazônia, uma região ainda muito carente e com mais de 30 milhões habitantes. O painel reforçará a temática de que a segurança alimentar do mundo precisa e deve incluir a Amazônia como região primordial nesta agenda.

O LIDE Brazil Conference London reunirá autoridades, empresários e investidores brasileiros e britânicos para debater o desenvolvimento socioeconômico do país. Além de novas oportunidades de investimentos em setores fundamentais da economia, como agricultura, indústria e serviços.

A pauta ambiental também estará em destaque. Entre os expositores confirmados estão a ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Carlos Fávaro, o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, e o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, além de governadores como Tarcísio de Fretas (SP), Cláudio Casto (RJ), Helder Barbalho (PA), Ronaldo Caiado (GO) e Renato Casagrande (ES).

 

Sobre o Grupo BBF

O Grupo BBF (Brasil BioFuels), empresa brasileira fundada em 2008, é a maior produtora de óleo de palma da América Latina, com área cultivada superior a 75 mil hectares e produção de cerca de 200 mil toneladas/ano de óleo. A empresa é pioneira na criação de soluções sustentáveis para a geração de energia renovável nos sistemas isolados, com usinas termelétricas movidas a biocombustíveis produzidos na região. Sua atividade agrícola recupera áreas que foram degradadas até 2007 na Amazônia, seguindo o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo (ZAE), aprovado pelo Decreto 7.172 do Governo Federal, de 7 de maio de 2010.

A BBF criou um modelo de negócio integrado em que atua do início ao fim da cadeia de valor – desde o cultivo sustentável da palma de óleo, extração do óleo bruto, produção de bicombustíveis, biotecnologia e geração de energia renovável – com ativos totalizando cerca de R$ 2,1 bilhões e atividades gerando mais de 6 mil empregos diretos na região Norte do Brasil. As operações da BBF estão situadas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará, compreendendo 38 usinas termelétricas (25 em operação e 13 em implementação), 3 unidades de esmagamento de palma de óleo, uma extrusora de soja e uma indústria de biodiesel.

A empresa está expandindo sua oferta de biocombustíveis e firmou parcerias para produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e de Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO), também chamado de diesel verde. Os novos combustíveis sustentáveis serão produzidos a partir de 2025 na primeira Biorrefinaria do país, em fase de construção na Zona Franca de Manaus.

 

Sobre Milton Steagall, CEO do GRUPO BBF

Brasileiro, empresário com mais de 30 anos de experiência no segmento de biocombustíveis, começou a estudar os desafios energéticos da região amazônica no início dos anos 2000.

Empresário participará do painel ‘Agronegócio: a força do Brasil para a segurança alimentar do mundo’ durante o LIDE Brazil Conference London

Em 2008, com a proximidades da promulgação do Zoneamento Agroecológico da Palma – decreto 7.172 do Governo Federal, fundou a Brasil BioFuels com o propósito de mudar a matriz energética dos Sistemas Isolados na região Norte, criando empregos, gerando renda e reduzindo o custo da eletricidade para a população nortista, a partir de uma matriz sustentável e limpa, substituindo o uso de óleo diesel fóssil por biodiesel produzido a partir de óleo de palma.