Uma escola pública localizada no Amazonas, mais precisamente no município Careiro da Várzea (distante a 25 quilômetros de Manaus) foi uma das primeiras do país a receber a conexão de internet operada pela SpaceX. Durante a inauguração do serviço, realizada na manhã desta quinta-feira (22), o CEO e fundador da empresa, Elon Musk, surgiu de surpresa e foi apresentado aos alunos e professores do colégio através de uma vídeo-chamada, aproveitando a conexão recém instalada.
A visita técnica foi realizada na Escola Estadual Antônio Ferreira Guedes e também contou com a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e do COO da SpaceX, Gwynne Shotwell. De acordo com o ministro das Comunicações, a internet instalada na instituição de ensino chega a ser mais rápida que o 4G.
“Estamos aqui visitando e medindo a velocidade da internet e constatamos que está mais rápida que o 4G então queria agradecer à Starlink por isso. Tem várias empresas também entrando porque o Brasil é muito grande. Até final do ano, todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio do Amazonas terão internet”, afirmou o Ministro.
O serviço de internet via satélite prestado pela empresa do homem mais rico do planeta é conhecido como Starlink. Atualmente com mais de 3 mil satélites em órbita, a expectativa é que em poucos anos a conexão já esteja disponível em todo o mundo.
A secretária de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM), Kuka Chaves, considera motivo de orgulho receber o sinal de internet.
“Nós estamos muito felizes em receber esse sinal de alta velocidade, oportunizando os estudantes a terem essa grande melhoria nos estudos. O Amazonas é o primeiro estado do Brasil a receber essa tecnologia e com certeza vamos colher frutos inimagináveis daqui pra frente”, disse a secretária.