
Circula nas redes sociais um vídeo com a alegação de que Luna van Brussel Barroso, filha do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, estaria chorando ao saber que seria deportada dos Estados Unidos. A informação é falsa.
O vídeo, publicado originalmente no Instagram em 26 de julho, mostra uma foto do ministro ao lado de uma mulher chorando, com a legenda: “Luna, filha do ministro Barroso, advogada nos Estados Unidos, entra em prantos ao saber que seu visto foi cancelado e que será deportada imediatamente para o Brasil. Perdeu, mané?”
A checagem realizada pelo Fato ou Fake, do grupo Globo, identificou que a mulher no vídeo é, na verdade, a atriz e cantora Selena Gomez, em uma cena fora de contexto.
Além da imagem falsa, a legenda também engana ao afirmar que Luna Barroso seria deportada. Em nota enviada ao Fato ou Fake, a assessoria de imprensa do STF informou que as alegações são falsas e que Luna reside no Brasil, e não é advogada nos Estados Unidos.
A desinformação ganhou força após a divulgação de que o governo dos EUA suspendeu vistos de entrada para oito ministros do STF, incluindo o de Barroso. A medida, segundo a imprensa americana, estaria relacionada a ações dos ministros que o governo dos EUA considerou como repressivas contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
No dia seguinte à repercussão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou em apoio aos ministros, afirmando que o Brasil “não aceitará ser tutelado por ninguém”.