
De acordo com o Portal Metrópoles, o proprietário do veículo Kia Shuma que explodiu na Praça dos Três Poderes, na noite de quarta-feira (13/11), é o chaveiro Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos. Ele havia deixado seus filhos em Rio do Sul (SC) após desentendimentos familiares e seguido para Brasília (DF), perdendo o contato com seus parentes.
Essa informação foi compartilhada pelo filho adotivo de Francisco, também chaveiro, Guilherme Antônio, que conversou com o Metrópoles. Ele está sem notícias do pai há meses e busca informações após saber da explosão do veículo.
“Ele estava enfrentando problemas pessoais com a minha mãe e estava muito abalado com a situação. Ele me disse que precisava viajar. A única coisa que ele falou foi que queria ir para o Chile”, relatou Guilherme.
Nas redes sociais, Francisco havia postado mensagens sugerindo ataques com bombas contra alvos políticos, referindo-se a eles como “comunistas de merda”. Em 2020, ele foi candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) em Rio do Sul.
A explosão resultou na morte de uma pessoa, e testemunhas afirmaram ter visto alguém lançar um artefato contra o Supremo Tribunal Federal (STF). A identidade da vítima ainda não foi divulgada.