Pela primeira vez na história da Cúpula de Líderes do G20, teremos uma Cúpula Social, um espaço dedicado a ouvir as vozes e sugestões dos cidadãos e cidadãs das 19 economias mais poderosas do mundo, além da União Europeia e da União Africana. Idealizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, essa iniciativa foi proposta no momento em que o Brasil assumiu a presidência do Grupo. O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, foi designado para coordenar o G20 Social.
Desde então, centenas de reuniões com grupos de engajamento e entidades da sociedade civil foram realizadas, tanto no Brasil quanto nos países membros do G20. Todas as sugestões colhidas nesses encontros foram sistematizadas e estão disponíveis na plataforma Brasil Participativo, onde cidadãos brasileiros e estrangeiros puderam contribuir. O ponto alto deste processo participativo ocorrerá no Rio de Janeiro, nos dias 14, 15 e 16 de novembro, entre a Praça Mauá e o Boulevard Olímpico.
Programação da Cúpula Social
Durante os três dias, ocorrerão atividades autogestionadas, organizadas por entidades da sociedade civil, além de debates sobre três eixos temáticos prioritários:
- Combate à Fome, à Pobreza e às Desigualdades
- Mudanças Climáticas e Transição Energética Justa
- Nova Governança Global
Uma grande plenária será realizada para a aclamação do texto final, com cerca de 180 bancas integrando uma feira que oferecerá alimentos, publicações, serviços e artesanato. O Festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza também trará shows de grandes artistas brasileiros nas três noites do evento.
Detalhes da programação
Dia 14 de novembro de 2024
- 09h às 18h – Atividades Autogestionadas
- 14h – Abertura do Evento
Dia 15 de novembro de 2024
- 09h às 12h – Plenárias Temáticas (Espaço Kobra)
- Combate à Fome e às Desigualdades
- Mudanças Climáticas e Transição Justa
- Reforma da Governança Global
- 14h às 18h – Atividades Autogestionadas
Dia 16 de novembro de 2024
Fonte: Agência.Gov