LEGADO

Divaldo Franco adotou 650 filhos, mesmo sem nunca ter sido pai biológico

Médium acolheu as crianças em seus projetos sociais e ainda se tornou avô de mais de 200 netos e bisnetos

Divaldo Franco, um dos maiores nomes do espiritismo no Brasil, faleceu aos 98 anos nesta terça-feira, 13.
Divaldo Franco, um dos maiores nomes do espiritismo no Brasil, faleceu aos 98 anos nesta terça-feira, 13.

Divaldo Franco, um dos maiores nomes do espiritismo no Brasil, faleceu aos 98 anos nesta terça-feira, 13. Embora nunca tenha sido pai biológico, Divaldo se tornou uma figura paterna para centenas de crianças ao longo de sua vida.

Fundador do Centro Espírita Caminho da Redenção, em 1947, e da Mansão do Caminho, em 1952, Divaldo criou um imenso complexo educacional e socioassistencial em Salvador, com 44 edificações, que atualmente atende mais de cinco mil pessoas diariamente.

A Obra Social de Divaldo Franco

Além de ser o responsável por essas instituições, o médium adotou 650 filhos, que cresceram nas antigas casas da Mansão do Caminho. Carinhosamente conhecido como “Tio Divaldo”, ele ainda se tornou avô de mais de 200 netos e bisnetos, conforme dados da Universidade Federal da Bahia.

O trabalho social desenvolvido pela Mansão do Caminho beneficia mais de 3 mil jovens carentes em Salvador e é sustentado com a venda de livros mediúnicos, fitas e DVDs de palestras de Divaldo Franco.

O médium Divaldo Franco enfrentava um câncer na bexiga desde novembro de 2024. Ele faleceu nesta terça-feira (13), aos 98 anos. O velório será realizado nesta quarta-feira (14), das 9h às 20h, no Ginásio da Mansão do Caminho, em Pau da Lima, Salvador (BA). O sepultamento está marcado para quinta-feira (15), às 10h, no Cemitério Bosque da Paz.

Em nota, a instituição Mansão do Caminho homenageou o médium com uma mensagem de despedida:

“Decerto que a Pátria maior está em festa pelo regresso de um nobre irmão que cumpriu exitosamente a sua missão, e que agora fortalecerá a egrégora de benfeitores espirituais que acolhem e ajudam o mundo. Até logo, Semeador de Estrelas! Seu exemplo de luz e amor guiará nossos passos para sempre!”

Legado

Divaldo Pereira Franco nasceu em 5 de maio de 1927, em Feira de Santana (BA), e foi um dos maiores expoentes do espiritismo no Brasil e no mundo. Ao longo de sua trajetória, realizou mais de 20 mil conferências em mais de 2.500 cidades de 71 países.

Com mais de 260 livros publicados — psicografados por cerca de 200 autores espirituais — e mais de 10 milhões de exemplares vendidos, deixou um vasto legado literário e doutrinário. Reconhecido como um médium missionário e versátil, Divaldo marcou gerações como um dos mais influentes oradores espíritas contemporâneos.