COMÉRCIO AQUECIDO

Dia dos Pais terá presentes ligeiramente mais caros

Apesar da má notícia, inflação mais baixa anima consumidores, aponta levantamento do FecomercioSP.

FOTO: Ricardo Amanajás
FOTO: Ricardo Amanajás

Apesar de um leve aumento nos preços, os consumidores devem encontrar um cenário favorável para compras neste Dia dos Pais. Segundo levantamento da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), a cesta com 23 produtos tradicionalmente procurados para a data registrou alta média de 3,41% nos últimos 12 meses — variação abaixo da inflação acumulada no período, que foi de 5,3%, conforme dados do IBGE.

Em 2024, o mesmo estudo apontava uma alta de 2,51% na cesta de produtos. Ainda assim, a entidade avalia que a combinação de inflação controlada, mercado de trabalho aquecido e aumento — mesmo que lento — na massa de renda deve impulsionar o consumo este ano.

Alta nos eletrônicos, queda em itens básicos

Alguns produtos puxaram a alta de preços no levantamento: consoles de videogame subiram 7,15%, seguidos por produtos para cabelo (6,97%), instrumentos musicais (6,83%) e camisetas (6,05%). A FecomercioSP explica que o aumento nos preços de eletrônicos está ligado aos juros elevados, que encarecem o crédito e dificultam as compras parceladas de itens mais caros.

Outros itens com reajuste acima da média foram aparelhos de som (5,05%) e computadores (4,75%). Por outro lado, o segmento de vestuário teve variações mais diversas. Enquanto tênis e camisetas subiram, mochilas (-1,32%), cuecas (-0,76%) e até aparelhos telefônicos (-0,05%) registraram queda de preço.

A entidade reforça a importância de pesquisar preços, comparar opções e avaliar condições de pagamento antes de escolher o presente, já que o varejo deve oferecer promoções para atrair consumidores em meio à concorrência.

Data estratégica para o comércio

Apesar do endividamento das famílias continuar em alta, o Dia dos Pais permanece entre as datas mais importantes para o varejo brasileiro. A FecomercioSP acredita que o contexto econômico mais estável em 2025 pode favorecer o desempenho das vendas.