IBGE

Desemprego no trimestre encerrado em julho é o menor da série histórica

População desocupada caiu para 7,4 milhões, menor número desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015

População desocupada caiu para 7,4 milhões, menor número desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015
População desocupada caiu para 7,4 milhões, menor número desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015 FOTO: celso rodrigues

A taxa de desocupação caiu para 6,8% no trimestre de maio a julho de 2024, recuando 0,7 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre anterior — fevereiro-abril (7,5%) — e caindo 1,1 p.p. frente ao mesmo trimestre móvel de 2023 (7,9%). Essa é a menor taxa para um trimestre encerrado em julho na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do IBGE, iniciada em 2012.

A população desocupada (que está buscando emprego, mas não consegue) caiu para 7,4 milhões, menor número de pessoas procurando por uma ocupação no país desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015. O número de pessoas sem trabalho recuou nas duas comparações: -9,5% (menos 783 mil pessoas) no trimestre e -12,8% (menos 1,1 milhão de pessoas) no ano.

Para Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, “o trimestre encerrado em julho mantém os resultados favoráveis do mercado de trabalho que vinham sendo observados ao longo do ano, com queda da desocupação e expansão contínua do contingente de trabalhadores”.