Muitos trabalhadores desconhecem, mas o PIS/Pasep esquecido referente ao ano-base 2020 ainda pode ser sacado. Os beneficiários podem resgatar os valores optando pela solicitação presencial do abono, por telefone, aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou e-mail.
Vale lembrar que têm direito ao benefício os trabalhadores com pelo menos cinco anos inscrito no PIS/Pasep e que tenham trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano anterior, tendo remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
No entanto, o repasse referente ao ano-base 2021 foi adiado pelo governo federal. O repasse está previsto para acontecer em 2023, mas ainda não há uma confirmação sobre o calendário do ano que vem. O benefício terá reajuste com base no valor do salário mínimo.
Qual o valor do PIS/Pasep pago em 2023?
Os trabalhadores que não sacaram o abono salarial podem em 2023 sacar o PIS/Pasep em dobro, podendo ser referente aos anos de 2021 e 2022. O valor pago é referente a um salário mínimo, que a partir de janeiro do ano que vem será o de R$ 1.302, de acordo com a última previsão enviada ao Congresso Nacional.
Veja quem tem direito ao PIS/Pasep
- Trabalhou com carteira assinada ou como servidor por, no mínimo, 30 dias, consecutivos ou não, em 2020;
- Está cadastrado no programa ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) há pelo menos cinco anos, ou seja, o primeiro emprego com carteira assinada deve ter ocorrido em 2015 ou antes;
- Recebeu até dois salários mínimos médios de remuneração mensal no ano-base, o que corresponde a R$ 2.090, considerando-se o salário mínimo de R$ 1.045 vigente em 2020;
- Teve seus dados informados pelo empregador (pessoa jurídica ou governo) corretamente na Rais ou no eSocial.
O benefício pode ser consultado através de diversos canais
- Pelo telefone: pelo número 158;
- No aplicativo Carteira de Trabalho Digital: o aplicativo pode ser baixado ou atualizado em celulares com sistema operacional Android e sistema iOS. Segundo o ministério, é “extremamente recomendável” que os trabalhadores atualizem para a última versão do aplicativo. Sem a atualização não será impossível verificar o direito, o valor do abono, o dia e o banco para recebimento;
- No portal gov.br: o site dá acesso às mesmas informações sobre o abono da Carteira de Trabalho Digital.
Saiba passo a passo para resgatar abono de 2020
Caso o trabalhador opte por solicitar o saque por telefone, o número é o 158. Já quem deseja realizar o procedimento por e-mail, o endereço eletrônico é o [email protected]. As letras “uf” devem ser trocadas pela sigla do estado onde mora o trabalhador.
Fonte: JC Concursos