
A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) protagonizou uma cena inusitada nesta quarta-feira (6), ao participar da ocupação da mesa diretora da Câmara dos Deputados durante um protesto organizado por parlamentares da oposição. Em meio à manifestação, ela sentou-se na cadeira da presidência da Casa — normalmente ocupada por Hugo Motta (Republicanos-PB) — com a filha, uma bebê de quatro meses, no colo.
Durante uma transmissão ao vivo pelo Instagram, Zanatta criticou a atuação da Polícia Legislativa. “Ninguém colocou a Polícia Legislativa para cima do Glauber [Braga], por que estão vindo pra cima da gente?”, questionou, referindo-se a protestos anteriores de parlamentares de esquerda.
Ela também desafiou os agentes responsáveis pela segurança do plenário: “Policiais legislativos não vão ter coragem de fazer isso com a gente. Quero ver fazerem alguma coisa.”
O protesto, que contou com a presença de deputados bolsonaristas, cobra o andamento de pautas como o projeto de lei da anistia e integra uma escalada de tensão entre oposição e a atual presidência da Câmara.