
Em seu discurso durante inauguração da creche Professor Afonso Brito da Cruz, em Breves, no Marajó, o presidente Lula afirmou que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Clima, sera “a COP da verdade, não do luxo”. “Sei os problemas de Belém, os problemas de drenagem, os problemas da pobreza. Mas, veja, por que aceitamos o desafio de fazer a COP lá? É preciso mostrar para o mundo o que é a Amazônia e o que é o Pará. Não vai ser a COP do luxo. É a COP da verdade, em que nós queremos saber se os presidentes do mundo estão preocupados com a questão climática“, pontuou.
Lula também reforçou a cobrança por investimentos globais no combate ao desmatamento. “Para que a gente mantenha nossas florestas em pé, é preciso que eles, que poluíram o mundo há muito mais tempo do que nós, resolvam pagar para que a gente possa dar qualidade de vida para o povo que mora na Amazônia”.
“Eu quero saber se o presidente Trump [EUA], se o presidente Xi Jinping [China], se o presidente Macron [França] estão preocupados em resolver o problema da situação climática. Para que a gente mantenha nossas florestas em pé é preciso que eles, que poluíram o mundo há muito mais tempo do que nós, resolvam pagar para que a gente possa dar qualidade de vida para o povo que mora na Amazônia”, discursou.
Lula e a COP da Verdade
Sobre a questão das hospedagens, Lula reforçou que o Brasil e o Pará irão fazer “a melhor COP da história da COP. A melhor COP, com todos os problemas que a gente tem, até com um carapanã picando um gringo” e brincou já ter acertado com a primeira-dama, Janja, sobre sua opção de hospedagem durante o evento: “já falei para Janja, não vou nem para hotel. Eu vou dormir num barco. Enquanto os gringos tiverem dormindo, eu vou estar pescando”.
Durante o discurso, o presidente Lula afirmou estar disposto a disputar a reeleição e avisou que seus adversários devem se preparar para a eleição do ano que vem, porque pretende derrotá-los novamente. Segundo ele, sua gestão seguirá trabalhando para “entregar o melhor governo que o País já teve” e disse ainda que aqueles que espalham ódio e desinformação, ou que agiram com negligência durante a pandemia, devem se preparar para a disputa. “Preparem-se para lutar, porque nós vamos derrotar vocês outra vez”, declarou.