Evento Pré-COP foca em transição justa e ambição climática
O serviço já está em operação e permanecerá ativo por tempo indeterminado após o evento.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou um canal específico no Disque 100 para receber denúncias relacionadas à 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro. O serviço já está em operação e permanecerá ativo por tempo indeterminado após o evento.

Ao ligar para o Disque 100, o cidadão ouvirá a mensagem: “Se a sua denúncia estiver relacionada à COP30 em Belém do Pará, digite zero.” A opção direciona o atendimento e garante o registro preciso das ocorrências. Mesmo que o denunciante não use o número “0”, as queixas identificadas como relacionadas à conferência também serão incluídas no monitoramento.

Segundo o ministério, o objetivo é produzir um relatório nacional sobre possíveis violações de direitos humanos durante o evento, reforçando o compromisso do Brasil com a transparência e a proteção de todos os participantes — em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O modelo segue experiências anteriores do Disque 100 em grandes eventos, como o Festival de Parintins e as enchentes no Rio Grande do Sul, quando foram criados fluxos específicos para denúncias e pedidos de ajuda.

O canal pode ser acessado por telefone (100), WhatsApp (61) 99611-0100Telegram (buscando “direitoshumanosbrasil”) e pelo site do MDHC, que também oferece atendimento em Libras por videochamada.