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Com dificuldades, idosos acessam mais internet e redes sociais

A ideia é que esse cartão tenha validade em todo o país e concentre diversos benefícios e direitos dos aposentados e idosos. Foto: Divulgação
A ideia é que esse cartão tenha validade em todo o país e concentre diversos benefícios e direitos dos aposentados e idosos. Foto: Divulgação

Nos últimos 2 anos, desde o início da pandemia da Covid-19, o acesso e o uso da internet, redes sociais e aplicativos pelo público com 60 anos ou mais aumentaram ou aumentaram muito, de acordo com a maioria da população brasileira. A 12ª Edição do Observatório FEBRABAN – Pesquisa FEBRABAN-IPESPE A inclusão Digital dos Idosos aponta que as ferramentas digitais já fazem parte da rotina dos mais velhos, e a percepção geral é que esse público transita no ambiente online em várias frentes, como videochamadas, vídeos, filmes e séries por streaming, pesquisa de preços e promoções, além de utilizar serviços bancários digitais entre outras atividades.

Mas a maioria dos entrevistados, e sobretudo entre as pessoas na faixa etária acima de 60 anos, observam que os mais velhos ainda têm dificuldade de usar as ferramentas tecnológicas e creem que ainda têm pouco ou nenhum conhecimento e familiaridade com as ferramentas digitais. Outra percepção majoritária é que eles não confiam ou não se sentem seguros com as mesmas.

A pesquisa realizada entre os dias 31 de agosto a 06 de setembro, com 3 mil pessoas nas cinco regiões do País, aborda a inclusão digital dos idosos, aqueles com 60 anos ou mais. O levantamento investiga o assunto não apenas do ponto de vista do acesso desse público às novas ferramentas, mas também busca entender a distância entre os mais velhos e os mais jovens e as oportunidades para o desenvolvimento de competências digitais. O levantamento também tem um recorte regional.

Sete em cada dez entrevistados consideram que as ferramentas digitais são igualmente importantes para os mais jovens e para os mais velhos. Por outro lado, sentimentos conflitantes ainda perpassam essa relação. Questionados sobre o principal sentimento das pessoas de 60 anos e mais quando têm que lidar com a internet, as redes sociais e ferramentais digitais, os brasileiros citam medo e insegurança.

Os resultados sinalizam a importância de políticas públicas de inclusão, a necessidade da maior participação das famílias e, ainda, a questão da segurança. A percepção de insegurança na web se apresenta como uma barreira importante à inclusão digital. Há uma ampla percepção de que os golpes e as fraudes contra idosos na internet aumentaram ou aumentaram muito nos últimos dois anos. A existência de iniciativas e políticas públicas voltadas à inclusão digital dos mais velhos é amplamente reconhecida como muito importante ou importante pelo público em geral (85%) e por esse segmento etário.

“Historicamente menos propenso a adotar essas novas tecnologias que os nativos da era digital, o público acima dos 60 anos, durante o período de isolamento social, viu na internet uma saída para se manter conectado com familiares e amigos, informar-se, ter atendimento médico, pagar contas, pesquisar sobre preços e produtos, consumir”, avalia o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE.

A íntegra do 12º levantamento Observatório FEBRABAN, pesquisa FEBRABAN-IPESPE pode ser acessada neste link.

Abaixo, seguem os principais resultados do levantamento:

 

Hábitos de isso da internet

70% dos brasileiros afirmam, pela própria experiência ou pelo que ouvem falar, que a maioria das pessoas com 60 anos ou mais têm acesso à internet, seja em casa, no trabalho ou no celular.

Esse percentual fica acima de 60% em todos os estratos demográficos, chegando a 64% entre os que têm 60 anos ou mais, e a 70% entre os moram com pessoas dessa faixa etária.

celular ou smartphone é indicado pela população como o principal dispositivo de acesso dos mais velhos, com 88% das menções em primeira resposta. Entre os respondentes com 60 anos ou mais, esse número é de 85%. Entre os que convivem mais de perto com esse segmento, 86%.

A frequência de acesso é alta:

  • 85% dos idosos dizem acessar a internet todos ou quase todos os dias da semana
  • 14% dizem acessá-la algumas vezes na semana.

 

Evolução do uso das novas tecnologias

A expressiva maioria dos brasileiros (90%) avalia que, nos últimos dois anos, o acesso e o uso da internet, redes sociais e aplicativos pelo público com 60 anos e mais no Brasil aumentaram muito ou aumentaram.

Entre aqueles com 60 anos ou mais, esse número sobe para 93%, resultado que se repete na faixa de idade de 25 a 44 anos e na faixa de renda de 2 a 5 salários mínimos. O menor percentual é observado na faixa de 18 a 24 anos (81%).

Na percepção dos brasileiros, os idosos no País já são bastante ativos no ambiente digital, realizando com assiduidade uma gama de atividades que envolvem comunicação, informação, consumo, autocuidado, entre outras.

 

Serviços mais usados na internet

No ranking das atividades que os respondentes acreditam ser realizadas pelos idosos na internet com mais frequência (frequentemente ou algumas vezes), obtêm-se os seguintes resultados:

  • 81% acesso às redes sociais
  • 78% videochamadas
  • 72% serviços bancários digitais
  • 72% pesquisa de preços e promoções na internet ou em aplicativos
  • 71% download de aplicativos no celular
  • 70% assistir vídeos via streaming
  • 66% usar aplicativos de transporte
  • 63% fazer compras online
  • 62% ler jornais ou revistas online
  • 61% acessar serviços de saúde através do aplicativo do plano de saúde

 

Entre os respondentes com 60 anos ou mais, são citadas como mais frequentes:

  • acessar as redes sociais (85%)
  • baixar aplicativos no celular (78%)
  • usar serviços bancários digitais (75%)
  • assistir a vídeos via streaming (75%).

Fonte: Febraban