
Notícias
Câmara aprova criação de cadastro nacional de condenados por violência contra a mulher

Notícias
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o projeto de lei que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Violência contra a Mulher (CNVM), contendo informações de condenados por crimes dessa natureza. A proposta segue para o Senado.
De autoria da deputada Silvye Alves (União-GO), o Projeto de Lei 1099/24 foi aprovado com substitutivo do relator, deputado Dr. Jaziel (PL-CE). O cadastro incluirá dados de condenados por sentença penal transitada em julgado, preservando o sigilo do nome da vítima.
O banco de dados nacional será um instrumento valioso para a sociedade civil e autoridades de segurança pública na prevenção de crimes contra mulheres, segundo a autora do projeto. Ela destacou que criminosos reincidentes frequentemente se mudam para outras regiões para escapar e continuar cometendo crimes.
O relator, deputado Dr. Jaziel, enfatizou que o objetivo é impedir que agressores reincidam em crimes contra outras mulheres.
O cadastro incluirá crimes como feminicídio, estupro, estupro de vulnerável, violação sexual mediante fraude, importunação sexual, assédio sexual, registro não autorizado de intimidade sexual, lesão corporal, perseguição e violência psicológica contra a mulher.
Dados do cadastro deverão incluir nome completo, documentos de identidade (RG e CPF), filiação, identificação biométrica com fotografia e impressões digitais, endereço residencial e crime cometido.
O CNVM integrará informações dos bancos de dados dos órgãos de segurança pública federais e estaduais, sendo gerido pelo Executivo federal. As informações serão periodicamente atualizadas e permanecerão disponíveis até o término da pena ou por três anos, se a pena for inferior a esse período. As regras entram em vigor 60 dias após a publicação.
(Com informações da Agência Câmara de Notícias)
Mais Notícias
Mais artigosPERDA
Morre Wanda Chase, símbolo do jornalismo baiano e voz da igualdade racial
O jornalismo baiano amanheceu de luto nesta quinta-feira (3) com a morte da renomada jornalista Wanda Chase, aos 74 anos.
PESQUISA
Shopping centers de Belém têm variadas opções de lazer
Segundo pesquisa, das 121 mil lojas nesses estabelecimentos no Brasil, cerca de 2,2% pertencem ao segmento de lazer
DECISÃO
STF decide vetar revista íntima 'vexatória' em visitantes de presídios
A decisão foi tomada após uma série de debates entre os ministros da Corte, em um tema que se arrastava no Supremo desde 2020.
LEGISLATIVO
Relator vota por cassação de deputado federal do PSOL
O deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), relator de representação contra Glauber Braga (PSOL-RJ), votou pela cassação do parlamentar
RETROATIVO
Projeto que reajusta salário de servidores federais chega ao Congresso
Projeto de lei tramitará com regime de urgência. Esforço é para que servidores recebam valores retroativos na folha de abril.
GUIA RÁPIDO
MEI: saiba como emitir nota fiscal corretamente com as novas regras
Microempreendedores individuais que atuam no comércio, indústria ou transporte intermunicipal, interestadual e internacional devem ficar atentos
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade