
A Caixa inicia nesta quarta, 17, o pagamento do Programa Bolsa Família referente ao mês de setembro. Ao todo, cerca de 19,2 milhões de famílias em todo o país receberão o benefício.
Os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, que permite transferências, pagamentos de contas e compras diretamente pelo celular. No Pará, mais de 1,2 milhão de famílias recebem o beneficio
Normalmente, o pagamento do Bolsa Família segue um calendário escalonado, de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS). No entanto, neste mês, haverá antecipação especial para algumas localidades que enfrentam situações de emergência.
Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Caixa fará o pagamento já no primeiro dia do calendário — ou seja, hoje — independentemente do final do NIS para: Todo o estado do Rio Grande do Sul e municípios específicos dos estados do Piauí, Paraná e Sergipe, atingidos por desastres climáticos.
Essa medida busca garantir que as famílias em áreas afetadas tenham acesso mais rápido aos recursos para enfrentar os impactos causados por enchentes, secas e outras condições adversas.
Como movimentar o benefício
Os beneficiários que recebem pelo CAIXA Tem podem movimentar o valor de forma digital:
Transferências via PIX
Pagamento de contas e boletos
Compras em estabelecimentos com QR Code ou cartão virtual
Para quem prefere sacar o dinheiro, o saque pode ser feito em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, usando o código gerado no aplicativo.