Os cidadãos estrangeiros que virão ao Brasil para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima (COP30), marcada para novembro em Belém (PA), contarão com uma novidade: a emissão de vistos eletrônicos gratuitos. O e-Visto COP30 foi criado para agilizar a entrada dos visitantes, oferecendo mais praticidade e segurança.
Até agora, o sistema de vistos eletrônicos estava restrito a viajantes de Estados Unidos, Canadá e Austrália. Para a conferência, porém, ele será ampliado a todos os países que exigem visto para entrada no Brasil.
COP30 e a Emissão de Vistos Eletrônicos Gratuitos
— O sistema de vistos eletrônicos para a COP30 reforça o compromisso do Governo do Brasil em assegurar que todos os representantes credenciados tenham condições efetivas de participação e possam receber, sem custos e com agilidade, a documentação necessária para a viagem a Belém, afirmou Valter Correia, secretário extraordinário da COP30.
O encontro internacional, de 10 a 21 de novembro de 2025, deve atrair cerca de 50 mil pessoas de 198 países signatários da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima. Durante duas semanas, Belém será palco das negociações para definir as próximas metas globais de redução das emissões de gases de efeito estufa.
Impacto do Serpro na Emissão de Vistos
O sistema de e-Vistos foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). “A iniciativa agiliza a emissão dos vistos e ainda promove inclusão e acessibilidade, aspectos essenciais para um encontro internacional dessa magnitude”, destacou André Agatte, diretor de Negócios, Governos e Mercados do Serpro.