Notícias

Brasil destaca políticas antirracistas em encontro da ONU

Reprodução
Reprodução

A participação do Brasil, através do Ministério da Igualdade Racial (MIR), na 3ª sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU, realizada em Genebra, Suíça, foi um marco significativo na promoção dos direitos da população negra brasileira.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, liderou a representação brasileira, compartilhando iniciativas e políticas para combater o racismo em nível internacional. Durante o evento, foram realizadas reuniões com representantes dos governos dos Estados Unidos e da Colômbia, fortalecendo os laços históricos e de cooperação entre os países.

Essa participação demonstra o compromisso do Brasil em enfrentar o racismo de forma global, buscando cooperação internacional e promovendo uma agenda de igualdade racial. Através dessas ações, o país reafirma seu papel na luta contra a discriminação e na promoção da diversidade e inclusão.

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, compartilhou iniciativas brasileiras em reuniões com líderes de outros países. Programa Juventude Negra Viva e Programa Federal de Ações Afirmativas foram destaques.

Na última terça-feira, Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, conduziu uma série de encontros cruciais durante sua participação na 3ª sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU, em Genebra.

Primeiramente, ela se reuniu com Nada Al-Nashif, alta comissária alterna das Nações Unidas para Direitos Humanos, destacando a agenda de igualdade racial desenvolvida pelo MIR no último ano, com especial ênfase no Programa Juventude Negra Viva. Durante a conversa, foi discutida a possibilidade da realização de uma sessão do Fórum de Direitos Humanos no Brasil, e Anielle recebeu uma versão do manual sobre como efetivamente implementar o direito de participar dos assuntos públicos, com destaque para as pessoas afrodescendentes.

Em seguida, Anielle Franco se encontrou com Desirée Cormier Smith, representante da equidade racial e justiça dos Estados Unidos, abordando a retomada do Plano de Ação Conjunta entre o Brasil e os Estados Unidos para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica e Promover a Igualdade (JAPER), além de discutir a importância da sociedade civil, a reparação histórica e outras demandas no combate à violência contra a população negra.

Finalizando sua agenda, a ministra se reuniu com Ana Margarita González, gerente de Justiça Étnico-Racial da Vice-Presidência da Colômbia, para discutir os desafios das populações afrodescendentes na América Latina e explorar formas de cooperação entre os dois países.

Esses encontros destacam o compromisso do Brasil em promover a igualdade racial e estabelecer cooperação internacional para enfrentar os desafios enfrentados pela população negra. Para Anielle Franco, essa colaboração horizontal entre os países é fundamental para assegurar os direitos e oportunidades para o povo negro, tanto no Brasil quanto em todo o mundo.

(Com informações de Agência gov)