O ex-presidente Jair Bolsonaro se emocionou ao comentar, neste sábado (18), sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que impediu sua participação na cerimônia de posse de Donald Trump, nos Estados Unidos.
Bolsonaro falou com a imprensa enquanto acompanhava a ex-primeira-dama, Michelle, ao Aeroporto de Guarulhos (SP), de onde ela embarcou para Washington.
Ele se referiu a Moraes, afirmando: “Essa pessoa decide a vida de milhões no Brasil, ele e mais ninguém. Ele é o dono do processo, é o dono de tudo. Quando quer, ignora o Ministério Público e faz o que bem entende. Eles veem a direita como um mal no Brasil.”
Bolsonaro é um dos 37 indiciados pela Polícia Federal em um inquérito sobre uma trama liderada por militares de alto escalão para impedir a posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, e teve seu passaporte apreendido desde fevereiro de 2024.
Na última quinta-feira (16), Moraes rejeitou o pedido de Bolsonaro para reaver o passaporte e participar da posse de Trump.
“Sou um preso político, embora não esteja usando tornozeleira eletrônica. Espero que Sua Excelência [Moraes] não queira me humilhar ainda mais colocando uma tornozeleira. Estou constrangido. Gostaria de acompanhar minha esposa, mas infelizmente não poderei estar lá”, disse Bolsonaro.
Com informações do Portal Terra e da Ansa