SAÚDE EM RISCO

Anvisa suspende alimentos infantis, molho de pimenta e cosmético irregular

As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União na última quinta-feira (28).

Creme Corporal Multifuncional “Adeus”. Foto: Divulgação
Creme Corporal Multifuncional “Adeus”. Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão e apreensão de diferentes produtos alimentícios e cosméticos irregulares no país. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União na última quinta-feira (28).

Entre os itens, estão alimentos infantis voltados para lactentes e crianças de primeira infância da marca “PF da Nina”, produzidos pela empresa PF da Nina Nutrição Infantil Ltda. De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, a companhia fabricava sem licença sanitária e não cumpria as Boas Práticas de Fabricação, exigências obrigatórias para esse tipo de produto. Com isso, a Anvisa proibiu a fabricação, comercialização, importação, distribuição, propaganda e uso de todos os itens da linha.

Outro produto afetado é o Molho de Pimenta Extra Forte da marca Ubon, fabricado pela Magalhães e Ferraz Ltda. (Temperos Cali). A suspensão atinge o lote 4512823, que deverá ser recolhido do mercado. O lote foi reprovado em análises que identificaram dióxido de enxofre em quantidade não declarada no rótulo. A substância, quando não informada, pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis.

A Anvisa também suspendeu a comercialização do Creme Corporal Multifuncional “Adeus”, da JSA Indústria de Cosméticos Ltda. O produto, embora registrado como cosmético, apresentava alegações farmacológicas de tratamento e cura, o que não é permitido para essa categoria.

As medidas têm validade imediata e buscam proteger a saúde da população.