Brasil

Acusado de matar Eliza Samúdio tem condenação anulada

Acusado de matar Eliza Samúdio tem condenação anulada Acusado de matar Eliza Samúdio tem condenação anulada Acusado de matar Eliza Samúdio tem condenação anulada Acusado de matar Eliza Samúdio tem condenação anulada
Acusado de matar Eliza Samúdio tem condenação anulada

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais  (TJMG) anulou a condenação do policial civil aposentado identificado como, José Lauriano de Assis Filho, conhecido como Zezé, por participação no assassinato da modelo Eliza Samudio em 2010. A decisão foi unânime entre os três desembargadores da 4ª Câmara Criminal.

A medida atende a um recurso da defesa do réu. Os advogados Rodrigo Simplício e Urano Nunes questionaram o fato de o juiz do caso ter pedido nova votação após o Tribunal do Júri inocentar Zezé e, com isso, ter revertido a decisão para uma condenação, em 2021.

Na época, o magistrado pediu nova votação alegando contradição entre os jurados que apontaram a responsabilidade de Zezé no caso, mas o inocentaram por clemência, devido aos seus problemas de saúde.

A defesa do investigado alegou que a medida contraria a legislação ao questionar a decisão do Tribunal do Júri, que é soberano. Ao analisar o pedido, o desembargador Doorgal Gustavo Borges de Andrada, relator do caso, concordou com o argumento dos advogados.

Zezé não chegou a ser preso, já que ele recorria em liberdade. A condenação dada a ele, até então, era de 22 anos de detenção em regime fechado. No recurso analisado, os desembargadores mantiveram apenas a condenação a dois anos e nove meses em regime semiaberto pelo sequestro e cárcere privado de Bruninho, filho de Eliza com o goleiro Bruno.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), autor da ação, informou que vai aguardar a abertura dos prazos para decidir se vai recorrer contra a decisão do TJMG.

Participação no crime

A denúncia do MPMG afirma que Zezé esteve entre as pessoas que alinharam o plano de sequestro de Eliza e Bruninho, em junho de 2010.

A acusação também mostrou que Zezé teria usado a experiência que tinha como policial para coordenar o grupo que foi o responsável pelo sequestro e morte de Eliza.

Eliza Samudio foi morta em 2010. O goleiro Bruno Fernandes foi condenado a 20 anos de prisão por envolvimento no caso. Um desentendimento entre os dois, envolvendo pagamento de pensão alimentícia do filho, teria motivado o assassinato.