
Um homem foi preso em flagrante no Aeroporto Internacional de Brasília após abandonar um cachorro de 3 meses no Aeroporto de Florianópolis. Ele havia sido impedido de embarcar com o animal, deixou o cão na caixa de transporte no estacionamento e seguiu viagem. Funcionários encontraram a caixa de transporte com o cachorro abandonado e acionaram a Delegacia de Proteção ao Turista. A recusa do embarque teria sido o não cumprimento das regras aeroportuárias para transporte de animais.
O registro do flagrante foi publicado pelo Portal G1, que exibiu cenas de câmeras de segurança do aeroporto registrando o momento em que o homem carrega o cachorro dentro de uma caixa de transporte. Em seguida, ele posiciona a caixa entre dois carros no estacionamento e se afasta caminhando.
Durante a investigação, os agentes descobriram que o tutor do animal havia embarcado em um voo com destino a Brasília. A equipe entrou em contato com a Polícia Civil do Distrito Federal e foi detido pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), acusado de maus-tratos por abandono.
Segundo o delegado Renan Scandolara, o cachorro é uma fêmea e foi adotado por um funcionário do aeroporto após o abandono.
Abandono de animais é crime
O abandono de animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) e pode levar à prisão. A pena é aumentada nos casos em que o animal for cão ou gato.
Como denunciar maus-tratos:
Delegacia de Polícia: é possível registrar boletim de ocorrência presencialmente ou pela internet (em alguns estados).
Ministério Público: denúncias podem ser feitas online pelos sites do MPF ou dos Ministérios Públicos Estaduais.
Polícia Militar (190): para casos urgentes ou em andamento.
Disque Denúncia: cada estado possui um número específico para denúncias anônimas.
Federação Brasileira dos Animais: no site há uma aba específica para denúncias.