VEJA FOTOS!

A poucos km da Papuda, moradores perdem sossego com prisão domiciliar de Bolsonaro

Prisão domiciliar de Bolsonaro a 8,7 km da Papuda causa transtornos e medo entre moradores do Solar

Vizinhos de Bolsonaro querem expulsão. Condomínio fica a 8,7 kms da Papuda
Vizinhos de Bolsonaro querem expulsão. Condomínio fica a 8,7 kms da Papuda Fotos: Divulgação

A frase “um elefante incomoda muita gente” é parte de uma antiga cantiga popular infantil, que se tornou bastante conhecida no Brasil há algumas décadas. Em 2025, uma nova versão surge com a figura de Jair Bolsonaro (PL). Desde a decretação da prisão domiciliar do ex-presidente, os moradores do condomínio Solar de Brasília, situado em uma das regiões mais nobres do Distrito Federal, perderam o sossego e ameaçam pedir a expulsão do morador ilustre do local.

O aumento da movimentação nos arredores do residencial, incluindo trânsito intenso e concentração de pessoas em frente aos portões, tem sido motivo de reclamações em grupos de mensagens dos residentes. Uma moradora, que pediu para não ser identificada, revelou ao DIÁRIO que têm enfrentado longas filas e trânsito para chegar até sua residência.

“Normalmente chego do trabalho por volta das 19 horas. Nesses últimos dias não consigo chegar antes das 21 horas. Passar pela portaria do condomínio onde resido há 15 anos virou um desafio”, reclama.

No grupo de mensagens que trata de assuntos referentes ao condomínio, os moradores demonstram crescente insatisfação com a presença de Jair Bolsonaro e já cogitam medidas radicais, como solicitar a expulsão de Bolsonaro do condomínio.

Entre as preocupações, os moradores temem com uma possível invasão e depredação e citam como exemplo o que ocorreu em 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram vandalizadas por apoiadores do ex-presidente pedindo intervenção militar.

“Eles gritam palavras de ordem o dia inteiro, ficam marchando na frente da portaria, na entrada do condomínio. Tivemos até a visita do “corneteiro”, que tocou a marcha fúnebre. Fora a presença ostensiva de seguranças, policiais e pessoas armadas dentro do condomínio. Nossas crianças costumam andar de bicicleta pelas ruas. Muitas estão presas dentro de casa por receio dos pais de haver algum tumulto”, desabafou a moradora.

A casa onde Bolsonaro está preso, foi alugada pelo PL. Coincidência ou não, a casa fica a apenas 8,7 quilômetros da Penitenciária da Papuda.

O Solar de Brasília está em uma das regiões mais tranquilas da capital federal, o Jardim Botânico, onde predominam os condomínios horizontais. Famílias vivem na região há mais de 30 anos. “Nunca tivemos nada parecido. Carros passam buzinando em altas horas da noite. Carreatas encerram seus percursos aqui na frente de nossas casas”, disse outra moradora, que adquiriu o terreno em 2002.

O Condomínio Solar de Brasília foi fundado em 1992, e completou 33 anos. O condomínio foi criado por meio de um Instrumento Particular de Convenção, e, desde então, se tornou um dos melhores lugares para se viver em Brasília.