
A Prefeitura de Benevides organizou uma vasta programação para comemorar os 63 anos de história e cultura do município. Haverá shows de Viviane Batidão, Zaynara, Alex de Moraes, Edilson Moreno, DJ Meury, MC Dourado e Flavinho.
Além disso, o público vai curtir as aparelhagens do momento: Rubi e Carabao, que vão agitar a galera com muito ritmo e energia. Todos os eventos serão gratuitos e realizados no Estádio Municipal Nagib Salomão Rossi, o “Nagibão”.
A rica história de Benevides
Fundada em 29 de dezembro de 1961, Benevides é conhecida como “O berço da Liberdade”. Foi a primeira localidade do Estado do Pará a decretar a libertação dos escravos em 30 de março de 1884, e a segunda do Brasil.
Benevides também foi uma das primeiras cidades a receber imigrantes franceses, italianos e espanhóis para o trabalho agrícola na região. Em 24 de junho de 1884, com a inauguração da Estrada de Ferro Belém-Bragança, o transporte de passageiros e o escoamento da produção agrícola foram intensificados, partindo de Benfica até o porto fluvial de Belém. A entrada em operação da linha férrea foi determinante para o desenvolvimento da cidade de Benevides nos anos seguintes.
Atualmente, a cidade da região metropolitana de Belém tem uma população estimada em 68 mil habitantes, e se destaca pela sua produção industrial, comércio, psicultura e horticultura, cuja produção abastece tanto o mercado local como a região metropolitana de Belém.
Benevides: cidade referência
Benevides, que ostenta o título de Cidade das Crianças, conquistou o Selo Unicef 2021-2024 por ter aplicado com sucesso políticas públicas que resultaram na melhoria dos índices de cobertura vacinal, permanência na escola e fortalecimento dos sistemas de proteção para crianças e adolescentes. O município atingiu todas as metas em três indicadores diferentes: saúde, educação e proteção contra a violência, ultrapassando a média nacional.
A conquista do selo é resultado de ações como a busca ativa vacinal nas creches para garantir a imunização das crianças, além do cuidado com a primeira infância e adolescência, melhorias na educação, promoção da saúde física e mental, acesso à água e hábitos de higiene, proteção contra a violência e apoio às famílias vulneráveis, especialmente as de povos tradicionais.
E por falar em vacinação, ao concorrer com mais de 300 municípios de todo o Brasil, Benevides recebeu o Prêmio Nacional do ImunizaSus por esse projeto de busca ativa nas escolas, mais um reconhecimento nacional.
Além disso, Benevides tem a melhor educação pública do estado do Pará, sendo o primeiro lugar no IDEB. O município se manteve em 1º lugar no Estado do Pará, pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, despontando no fundamental I com 6,5 e no fundamental com 5,6.
E não foi só isso, não. Benevides também conquistou o Selo Ouro da Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação, que reconheceu o empenho do município em garantir o direito à alfabetização das crianças na idade certa, até os 7 anos de idade.
Benevides também se preocupa com o Meio Ambiente e a Sustentabilidade. Por isso, criou o programa Benevides Recicla, que incentiva a população a fazer a coleta seletiva, trocando resíduos sólidos pela Ecoben, a moeda digital do município. Com ela, é possível trocar os créditos acumuluados por produtos e serviços nas lojas físicas espalhadas pela cidade.
E para diversificar ainda mais a sua economia, agora Benevides faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro. A certificação abre portas para que o município seja incluído em políticas públicas nacionais e tenha acesso a recursos federais para impulsionar o turismo local.