Notícias

Bem mais que os Três Poderes: conheça Brasília além do óbvio

Ponte JK. Fotos: Luiz Octávio Lucas
Ponte JK. Fotos: Luiz Octávio Lucas

A passagem da coluna por Brasília (DF) rendeu um olhar turístico além da tradicional Praça dos Três Poderes. A capital federal é sempre uma atração à parte para os visitantes, seja em viagem de trabalho ou mesmo a passeio. A cidade planejada por Oscar Niemeyer tem ganhado novos pontos de visitação imperdíveis como a Arena Mané Garrincha, reconstruída em 2013 para receber jogos da Copa do Mundo do ano seguinte e que fica colada ao Eixo Monumental. O espaço recebe não apenas partidas de futebol, mas eventos e shows como o de Bruno Mars, que se apresentará na Arena nos dias 17 e 18 de outubro deste ano.

Dentro da área do Mané Garrincha fica um complexo gastronômico batizado de Mané Mercado. No local, vários restaurantes, bares, cafés e lanchonetes criaram um sistema interessante e democrático para atender os clientes: reuniram seus pratos e bebidas em um único cardápio. O visitante pode sentar em mesas de qualquer ponto, que será atendido por garçons que podem trazer itens de qualquer estabelecimento, à sua escolha.

Além do sistema inédito, ao menos para quem mora em Belém, o Mané Mercado é um ambiente super agradável, com a bela vista para o Mané Garrincha, amplo estacionamento, sistema de umidificação do ambiente e música ao vivo da melhor qualidade. É como se fosse a Estação das Docas dos candangos. Ótima pedida para almoçar, fazer um happy hour ou jantar.

Para quem não resiste a viajar sem levar para casa alguma lembrancinha, ainda pode dar uma passada na feira de artesanato da Torre de TV, bem pertinho, ou chamar um Uber e ir até a FIB, Feira dos Importados de Brasília. O local é amplo, coberto e cheio de boxes onde você encontra de tudo, de eletrônicos importados a perfumes e roupas, como se estivesse na 25 de Março, em São Paulo.

Vista do Pontão do Lago Sul

E não para por aí! Não deixe de dar uma conferida no Pontão do Lago Sul. A orla do Paranoá virou um cartão postal cheio de quiosques e restaurantes com um visual de tirar o fôlego para o lago. A pedida é chegar ao entardecer para apreciar o pôr do sol. Reserve entre R$ 30 e R$ 40 para contratar um passeio pelas águas do Paranoá na barca pirata ou no catamarã. O rolê dura cerca de 50 minutos e oferece uma vista diferente de Brasília, chegando bem próximo à Ponte Juscelino Kubitschek, com sua arquitetura moderna inaugurada em 2002; o setor de clubes e até o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República.

Definitivamente há muito o que fazer em Brasília, além de política… Na próxima coluna vamos explorar os templos religiosos imponentes do DF. Até lá!

Vista do Mané Mercado para a Arena Mané Garrincha
Mané Mercado é a “Estação das Docas” de Brasília
Doce disponível no cardápio do Mané Mercado
Feira dos Importados de Brasília (FIB)
Torre de TV

 

Fale com o colunista: [email protected] / @luizoctav