Notícias

Belém poderá manter um controle maior sobre doenças endêmicas

Foto: Mácio Ferreira/Agência Belém
Foto: Mácio Ferreira/Agência Belém

Belém poderá em breve manter um controle maior sobre doenças tropicais endêmicas, como dengue, esquistossomose e doenças de veiculação hídrica. Para tanto, a PMB vai implantar a Unidade de Referência de Vigilância das Doenças Tropicais Negligenciadas (Urvet), na avenida Alcindo Cacela, onde funcionava a antiga Unidade de Saúde da Cremação. A ação é do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova e visa o fortalecimento institucional da Secretaria Municipal de Saúde. Uma consulta pública será realizada, de 14 a 20 de outubro, para ouvir a população sobre a obra que já está em licitação.

CONSULTA

Será uma consulta ampliada, incluindo também as obras do Conjunto Habitacional Adicional e do Plano Específico de Reassentamento (PER). O público poderá participar da consulta através do link: promaben.belem.pa.gov.br/consultaampliada e nas redes sociais do programa. No dia 20 de outubro, a consulta será presencial, no Estacionamento do Promaben, no bairro da Condor, das 18h às 21h30, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura de Belém no YouTube.

PROJETO

A Polícia Civil realiza hoje a 1ª edição do Projeto Curumim para a difusão de boas práticas em meio ambiente voltadas a crianças de 6 a 12 anos. O evento, alusivo ao Dia das Crianças, será promovido pela Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) e irá atender crianças com deficiência (PCD), alunas de escolas públicas. A ação terá participação do delegado-geral, Walter Resende. Na programação, as crianças vão participar de oficinas e painéis educativos com temáticas voltadas à preservação e à adoção de bons hábitos ambientais.

ROMARIA

A Ciclo Romaria, oitava procissão do calendário oficial do Círio, acontece neste sábado, 15, a partir das 8h. Criada em 2004, a pedido da Federação dos Ciclistas do Estado e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci, a procissão é acompanhada por centenas de ciclistas procedentes de vários lugares. O trajeto de 14 quilômetros começa na Praça Santuário e segue por diversas ruas e travessas até voltar à Praça Santuário, durando cerca de 2h. As duas bicicletas que se destacarem na decoração e criatividade serão premiadas pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).

VEÍCULOS

Apesar de mais uma queda no total de veículos financiados em setembro, o período tem o maior patamar do ano em média de financiamentos por dia útil, com 22,4 mil veículos financiados. No geral, as vendas financiadas de setembro somaram 471 mil unidades, entre novos e usados. O número, que inclui automóveis leves, motos e pesados em todo o país, representa queda de 4,3% em relação a agosto, e de 5,7% na comparação com setembro de 2021. O número de financiamentos de autos leves caiu 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

MOTOS

O segmento de motos registrou retração de 2,1% no número de financiamentos em relação a agosto, com 102 mil unidades. Na comparação com setembro de 2021, houve crescimento de 8,7%. Os números melhoram, mas a economia travada dificulta uma retomada mais expressiva. No acumulado de janeiro a setembro, as vendas financiadas de veículos somaram 4 milhões de unidades. O número representa queda de 9,7% em relação ao mesmo período de 2021, o que equivale a cerca de 400 mil unidades a menos.

LINHA DIRETA

A apreensão de R$ 2,5 milhões pela Polícia Rodoviária Federal, ontem, em Ulianópolis, no sudeste paraense, levanta suspeitas sobre a verdadeira destinação do dinheiro. Em plena campanha, os fortes rumores sobre uso do “orçamento secreto” têm pela primeira vez um fato para dar sustentação às denúncias.

A compra de votos sempre foi de difícil comprovação. Não deixa recibo e quase sempre envolve intermediários, como seria o caso do homem preso com a dinheirama na BR-010. Cabe à Justiça Eleitoral apurar, pois é incomum alguém transportar R$ 2,5 milhões, mesmo que compras em dinheiro vivo tenham virado moda nos últimos anos.

Imagens de mapeamento dos votos do primeiro turno das eleições atestam que cidades localizadas no arco de desmatamento votaram maciçamente em Jair Bolsonaro. É um território que vai do oeste do Maranhão e do sul do Pará em direção a oeste, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre, onde é mais intensa a derrubada da floresta e queimadas criminosas.

Causou furor ontem, na Estação das Docas, a última apresentação do programa “Melhor da Tarde”, de Catia Fonseca, divulgando a cultura paraense para todo o Brasil através da Band RBA. Uma multidão foi prestigiar a atração, que encerrou com um cântico em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

Estão abertas as inscrições para o VIII Festival Canção da Transamazônica (Fecant) para artistas de todo o país, até 31 de outubro. O concurso de canções originais que acontece em Altamira tem se destacado até no exterior. Entrou para o Top 10 dos Melhores Festivais Lusófonos, em Portugal.