MAURO BONNA

Belém em modo COP: 200 ônibus novos, transporte gratuito e ruas interditadas

No Plano de Mobilidade da COP estão previstas 13 linhas específicas para delegados, com funcionamento 24h e gratuitas.

No Plano de Mobilidade da COP estão previstas 13 linhas específicas para delegados, com funcionamento 24h e gratuitas.
No Plano de Mobilidade da COP estão previstas 13 linhas específicas para delegados, com funcionamento 24h e gratuitas.. Foto: Agência Pará

Ônibus
No Plano de Mobilidade da COP estão previstas 13 linhas específicas para delegados, com funcionamento 24h e gratuitas. A cidade receberá 200 ônibus novos. No entorno do Parque da Cidade haverá estacionamento exclusivo para ônibus. Principalmente durante a Cúpula de Líderes (6 e 7), ruas serão fechadas e ocorrerão algumas mudanças de mão.

Embarcações
A Secop mapeia marinas na costa de Belém, para atracar inúmeras embarcações que já sinalizaram chegada à cidade. São muitas.

Energia
A COP não ficará nas mãos da Equatorial. Será aberta licitação para contratação de 180 geradores de energia, com 70 MW de potência.

Internet
A Secop contrata um violento reforço para a conectividade, durante a COP. Haverá internet de alta velocidade em toda a região metropolitana. Também, o novo e potente sistema da Prodepa já estará disponível.

A próxima
O tititi que circula nos corredores da ONU é que a COP31 será na cidade de Adelaide, na Austrália. Os especuladores de imóveis, que não conseguiram ficar milionários na COP30, devem logo se preparar para tentar na próxima.

Saúde
A Secop providenciou postos de saúde dentro do Parque da Cidade, ambulâncias disponíveis e leitos hospitalares em toda a cidade.

Hospedagem
A Conferência do Clima em Belém será a primeira COP em que as hospedagens em unidades residenciais serão maiores do que as hospedagens em hotéis. A Secop ainda negocia melhores opções de preço para o meio acadêmico, empresas e ONGs.

Navios
Os dois navios com leitos flutuantes estarão aportados em Outeiro, de 5 a 22 de novembro. O deslocamento dos delegados, em ônibus refrigerados, será feito pela calha do BRT na Augusto Montenegro até o Parque da Cidade.

Vila COP
O hotel Vila COP, com 405 apartamentos, estará em pleno funcionamento nos dias 6 e 7 de novembro, durante a Cúpula dos Líderes. Aliás, o Itamaraty terá uma sala própria de boas-vindas no aeroporto de Val-de-Cans.

Zonas
A Blue Zone e a Green Zone ocupam 120 mil metros quadrados de tendas, com uma superpotência de refrigeração, temperatura ambiente de 18º C.

Roupa
A ONU não costuma determinar um dress code para os delegados circularem na COP. Bermuda e camiseta deverão ser uniformes. Todos os delegados, além do crachá, receberão uma garrafinha térmica para água gelada. E ainda tem o chafariz do Parque da Cidade. Ninguém é de ferro.

Marca
Há necessidade de licença da Secop para o uso comercial da marca da COP, com Curupira e tudo. Somente o artesanato estará livre.

Artesanato
A Secop estuda permitir uma feira de artesanato dentro do Parque da Cidade, durante os dias da COP.

Presença
Dos 196 chefes de Estado registrados na ONU, são esperados na COP cerca de 100. Porém, as 196 delegações deverão marcar presenças.

Áustria
O presidente da Áustria já avisou que não virá para a COP. Uma pena. Deixará de conhecer o verdadeiro açaí, não visitará a Pedra do Peixe no Veropa (por volta das 14h, com maré baixa, uma beleza) e muito mais: tipo o Menino Jesus de Marituba. Coisas que só existem aqui.

Simulado na Margem Equatorial
Neste domingo, a Petrobras inicia o simulado na costa do Amapá. Uma sonda com 140 pessoas a bordo, cinco barcos de apoio, três helicópteros e dezenas de pessoas no Oiapoque na área portuária, aeroporto e hospital de fauna. O hospital de fauna em Icoaraci também estará de stand by. A Simulação é jogar no local onde ocorrerá a pesquisa um produto que possa se deslocar no mar, imitando uma mancha de óleo – poderá ser usado laranja –, para avaliar a capacidade da Petrobras não deixar o produto dispersar e recuperar em tempo adequado.

Parque da Cidade no Creativity
Publicado anualmente em Nova Iorque, o Creativity é um compêndio que exibe o que há de melhor e mais brilhante em publicidade e design, de profissionais criativos de todo o mundo. As peças são escolhidas em um ano para a publicação do ano seguinte. A próxima edição contará com uma criação tipicamente paraense: a marca do Parque da Cidade, criada por Chico Cavalcante, da Vanguarda, e desenvolvida sob supervisão criativa de Edson Campos.

Reintegração da Campo de Boi
O TJ-PA rejeitou um novo recurso dos ocupantes da Fazenda Campo de Boi, em Ipixuna do Pará, e manteve a decisão de reintegração de posse em favor do proprietário, Marcos Marcelino de Oliveira, marcada para dezembro próximo. A Justiça confirmou que a área é privada, com base em pareceres do Incra e do Iterpa. Também destacou que a lei federal e o STF proíbem a desapropriação de imóveis invadidos para beneficiar ocupantes, garantindo o direito de posse ao proprietário.

Diário
Diário do Pará emplaca 43 anos como líder em circulação no Pará, auditado pelo IVC. O DOL-Diário online é o portal líder no Norte, com auditoria internacional do Google, SEMrush e Similarweb. O site de notícias do Diário já está em terceiro lugar na região. Por que o DOL e o site de notícias? É a mesma coisa do UOL e Folha, G-1 e Globo.

Voo
Caberá ao restaurante Famiglia Sicilia todo o serviço de catering de primeira categoria dos jatos executivos da Líder Aviação, durante a COP. Alta demanda.

Patrimônio
Agosto, Mês do Patrimônio. No dia 30, das 8h às 12h, a Secult, o Iphan e a UFPA promoverão ação de educação patrimonial e entrega da segunda etapa do restauro do Parque Museu Cemitério da Soledade.

São Brás
Cássio Andrade e André Cunha substituíram o chef Paulo Anijar na curadoria do Mercado de São Brás. O restaurante Santa Chicória desistiu do mix gastronômico do mercado.

Praça
O SESC no Pará assumiu a responsabilidade pela reforma e gestão da Praça Waldemar Henrique, pelos próximos 10 anos. A iniciativa visa transformar o espaço, atualmente subutilizado e em condições precárias, em área de excelência na cultura, lazer e cidadania.

Comércio
Sebastião Campos agendou para março do ano que vem a reinauguração do Palácio do Comércio, sede da Fecomércio, na Assis de Vasconcelos, que passa por uma reforma radical.

Bispo
Dom Júlio Akamine, novo Arcebispo Metropolitano, manteve, por enquanto, todas as funções na Cúria de Belém. Como também, nada mexeu na Diretoria da Festa de Nazaré. Período de observação.

Lixo
O Grupo Solvi, que mexe com 40 aterros sanitários na América do Sul, tem mais de 50 anos de mercado, atua com 13 mil colaboradores e é dono da Guamá Tratamento de Resíduos, vai instalar um novo aterro sanitário no município de Bujaru, para absorver a demanda da Área Metropolitana de Belém. Quando estiver pronto, o atual aterro de Marituba será transformado em parque ambiental e doado à prefeitura do município.

Argumento
Nesta segunda no Argumento: Valter Correia, secretário Extraordinário da COP30, ligado diretamente à Presidência da República. Agente federal responsável pela infraestrutura da Conferência. Às 22h20, na RBA.

Árabe
A famosa “Noite Libanesa”, em sua 15ª edição, será no dia 4 de setembro, a partir das 18h, no arraial em frente à Sé. Momentos de muita unidade e congraçamento entre as famílias apreciadoras da cultura, costumes e, especialmente, da culinária Árabe. O evento, cuja renda é doada à igreja, ocorre durante a festividade de Santa Maria de Belém, padroeira da cidade e da Arquidiocese.

Multilíngue
Será instalada, juntamente com a Delegacia do Turista, na Estação, a primeira delegacia virtual multilíngue do País. Todas as traduções serão providenciadas pela Polícia Civil.

AP
Em alusão ao “Setembro Amarelo”, a psicóloga Thaís Macêdo falará sobre “Quanto vale uma vida?”, no dia 1º de setembro, às 17h, no encontro dos Cabeça de Prata, na AP.

China
O grupo mato-grossense Canopus que já opera com a marca chinesa GAC, com loja na Municipalidade, em frente à Companhia Belém Academia, agora ficou com dois galpões em frente à Usina, também na Municipalidade, para instalar loja da marca chinesa Omoda Jaecoo, com carros elétricos e híbridos. A intermediação imobiliária levou assinatura de Fernando e Mauro Guimarães.

Veropa
O Grupo Formosa, em pleno Jubileu de Ouro, entrou no mix de patrocinadores do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense.

Registro
A Finama, pensando na valorização das marcas da região amazônica, implanta em seu Escritório Jurídico Modelo o Serviço de Registro de Marcas. Será coordenado pelo advogado paulista Diogo Corrêa e contribui para a proteção e fortalecimento dos serviços locais, unindo prática acadêmica e impacto social.

Dimagem
A Clínica Dimagem acaba de lançar o Dimagem Academy, iniciativa que reúne médicos especialistas em encontros mensais voltados para o compartilhamento de estudos e práticas clínicas baseadas em evidências. O programa, com duração de quatro meses e participação limitada, será estruturado em módulos temáticos. A aula inaugural será na próxima quarta, 27, no Famiglia D’Itália, no Boulevard.

Hiléia
Os atuais diretores da Hiléia, empresa em recuperação judicial, doaram a marca Skilhos, avaliada em 48 milhões de reais, para a Fábrica Leal, dirigida por familiares dos mesmos.

Idiomas
O Castilla inaugura unidade em outubro, em Paragominas, no sistema de franquia. Na sexta, o Castilla fez cerimônia no auditório da Unama para formar 375 alunos em inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.

Ser humano
Reconhecido como uma das mais importantes iniciativas de boas práticas em gestão de pessoas e responsabilidade social na Amazônia, o Prêmio Ser Humano, promovido pela ABRH-PA, chega à sua 13ª edição. Os vencedores serão conhecidos durante o 20º Congresso de Gente e Gestão da Amazônia, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de setembro, na Estação.

Cinema
Deste sábado ao dia 27, na Aliança Francesa e Escola de Cinema da UFPA, ocorre o Encontro de Cinema Amazônia/Caribe. Um evento inédito que aproxima produtoras da Amazônia Legal e do Caribe Francófono, para fortalecer obras audiovisuais. Além de mostra de filmes, haverá rodada de negócios. Dentro da programação Brasil/França 2025.

Marelli
O novo Centro Cultural do Basa, que inaugura no dia 1º de outubro, foi todo mobiliado pela Marelli. Aliás, a Marelli acaba de receber grande carregamento de cadeiras, disponíveis em pronta entrega para os eventos da COP.

Gastronomia
Com a conferência do cientista Claude Fischler, do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, abrirá, na quinta, o Simpósio Internacional de Gastronomia da Amazônia-SIGA, na UFPA. No evento, com foco na valorização da cozinha regional, será instalada a Academia de Gastronomia da Amazônia. Na programação gastronômica, a presença festejada do tacacá, açaí e maniçoba. Sem proibições ou preconceitos.

EM ALTA
Basílica
A Basílica de Nazaré ficará fechada na primeira semana de setembro. No dia 8, será reinaugurada na missa das 18h, depois de uma grande reforma.
Cruzeiro
O cruzeiro Seabourne, que chega no dia do Círio por mera coincidência, vem vazio. Os passageiros começam a chegar a Belém no dia 10 e embarcam no dia 12.
Marituba
Finalmente, a Prefeitura de Marituba mandou dar um grau na Bela Vista, ao lado do Miriti, onde muitos sítios serão alugados para a COP.

EM BAIXA
Bosque
O espaço agradável e concorrido no entorno do Bosque Rodrigues Alves carece de reparos em várias partes do muro, caídas e não recuperadas.
Preço
Valter Correia disse que, em Baku, ficou hospedado a uma hora e meia da COP29, no meio de uma comunidade e pagou de diária 190 dólares. É só barulho, mesmo.
Fake news
“Jamais disse que delegações deveriam ser diminuídas”, revela Valter Correia, secretário Extraordinário da COP.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.