São Geraldo é frequentemente invocado pelas grávidas para conseguirem um parto seguro.

A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira, 16, São Geraldo Magela, padroeiro das gestantes, mães e parturientes. Na Arquidiocese de Belém, as homenagens são realizadas com festividade na paróquia dedicada ao santo no bairro de Val-de-Cans.    

São Geraldo Magela recebe as homenagens na Paróquia dedicada ao santo no bairro de Val de Cães, localizada no Conjunto Marex, Rua São Paulo, número 246. A festividade tem como tema “O Senhor é justo. Nele está a nossa esperança” e segue até o dia 19 de outubro, com Missa diária às 18h30 e programação cultural a partir do dia 17. 

Nesta quinta, 16, haverá confissão às 9h e 16h, e Santa Missa às 18h30 seguida de Procissão Luminosa pelas ruas dos Conjuntos Marex e Bela Vista. 

Quem foi São Geraldo Magela?

Considerado o padroeiro das gestantes, mães e parturientes, este santo nasceu no sul da Itália no Século XVIII. Foi alfaiate e sempre sofreu em sua vida muitas humilhações e provações, inclusive para conseguir ser aceito no Seminário. 

Morreu em fama de santidade com muitos milagres relatados por pessoas que lhe conheceram em vida. É frequentemente invocado pelas grávidas para conseguirem um parto seguro. Muitas histórias contam que, em vida, ele realizou curas milagrosas e intercedeu em favor das mulheres que passavam por dificuldades no parto.

Orações a São Geraldo Magela

Para uma gravidez em situação de risco

Ó poderoso São Geraldo, sempre solícito e atento às orações das mães em dificuldade, escuta-me, peço-te, e ajuda-me neste momento de perigo para a criança que carrego no ventre; nos proteja para que, em plena serenidade, possamos passar esses dias de ansiosa espera em perfeita saúde, e agradecer a proteção que nos foi concedida, sinal de sua poderosa intercessão com Deus. Amém.

Oração pelo dom da maternidade

Ó São Geraldo, poderoso intercessor junto de Deus, peço-lhe ajuda com muita confiança: torne o meu amor frutífero, santificado pelo sacramento do matrimônio e conceda-me a alegria da maternidade; faça isso junto com a criança que você me dá, e que eu possa sempre louvar e agradecer a Deus, a origem e fonte da vida. Amém.

Oração de uma mãe que espera

Senhor Deus, criador da humanidade, que fez seu Filho nascer da Virgem Maria pelo poder do Espírito Santo, dirige o seu olhar benevolente para mim que suplico um feliz nascimento, pela intercessão do seu servo Geraldo Majella; abençoe e sustente esta minha espera, para que a criança que eu carrego no meu ventre, renascendo um dia pelo batismo e associada ao seu povo santo, o servirá fielmente e viverá sempre em seu amor. Amém.

Oração de uma mãe dirigida a São Geraldo

Ó glorioso São Geraldo, amigo de Jesus e da Virgem Maria; dos pobres e de todos aqueles que confiam em Deus. Vós, que sois o padroeiro das mães e de seus filhinhos, volvei vosso olhar singelo e simples, carregado do brilho dos olhos do Pai, sobre mim e meu(s) querido(s) filho(s). Ajudai-me a educá-lo(s) na fé criativa e cristalina. Velai sobre os meus passos e os passos de meu(s) filho(s) para que caminhem sempre nas trilhas de sabedoria vividas e ensinadas por Jesus.

Trazei para junto de nós o gosto bom, saudável e verdadeiro pelas coisas de Deus. Ensinai-me a fazer a vontade de Deus, assim como vós a fizestes de maneira tão bela, fascinante e encantadora. Pedi a Deus que eu tenha um coração amoroso, generoso e confiante. Que eu saiba agradecer, todos os dias de minha vida, a graça do(s) filho(s) que Deus me concedeu e esforce-me para que eu e minha casa sirvamos de coração ao Senhor (Js 24, 15). Assim seja!

Editado por Débora Costa