Por Gerson Nogueira e Carol Menezes
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional, publicou ontem um comunicado de alerta à sociedade sobre a aplicação de golpes com a utilização de nomes e imagens de promotores e procuradores de Justiça da instituição. De acordo com informações coletadas pelo GSI, vários criminosos estariam fazendo uso do aplicativo de mensagens WhatsApp para estabelecer contato com prefeituras, câmaras municipais de vereadores e motoristas de táxi em todo o Estado.
ALERTA
Os integrantes desse grupo de WhatsApp identificam-se como promotores (as) ou procuradores(as) de Justiça e solicitam vantagens, como depósitos bancários, apoio de motorista e requisição de veículo durante deslocamento àquelas localidades. Há também relatos de que a logomarca e o nome do Ministério Público estão sendo utilizados criminosamente para a prática desses golpes. No alerta, o MPPA deixa claro que os membros da instituição não requisitam automóveis de repartições municipais, que têm sido os principais alvos desses golpes.
CONTAMINAÇÃO
Três aldeias do Pará apresentam índice de 60% de contaminação por mercúrio. O resultado dos testes da Fiocruz veio em agosto de 2022. Os níveis acima de limites seguros foram detectados em seis de cada dez participantes, ou seja, 60%. Os níveis aumentam nas comunidades às margens dos rios mais afetados pelo garimpo. O estudo ocorreu por demanda dos indígenas, entre outubro e novembro de 2019, com 200 habitantes de três aldeias impactadas pelo garimpo: Sawré Muybu, Poxo Muybu e Sawré Aboy, nas regiões do médio e baixo Tapajós.
MARAJÓ
Representantes da Câmara dos Deputados e da sociedade civil entregaram ontem ao ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, um relatório que expõe o uso indevido do Estado na condução do programa Abrace o Marajó. Iniciativa do governo Bolsonaro, à frente a ministra Damares Alves, a estratégia teria sido usada para beneficiar interesses estrangeiros, sem participação social e sem beneficiar os cidadãos da região. O ministério seguirá na apuração do relatório e promoverá uma auditoria com objetivo de apurar o uso indevido do Estado pela gestão anterior.
ESPAÇO
Sobreviventes ao ataque colonial e ao genocídio, os povos originários mantiveram tradições e cultura, sendo que até hoje são os melhores guardiões do meio ambiente. A criação de um espaço institucional da luta desses povos era demanda antiga e se fortaleceu com as mobilizações da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. No Pará, isso inclui o esforço de muitos apoiadores, como a secretária de Cultura, Úrsula Vidal. A escolha de Puyr Tembé como titular da nova secretaria foi comemorada por Úrsula, amiga da escolhida, como uma vitória pessoal.
COOPERAÇÃO
Belém, Benevides e Marituba oficializaram ontem o Termo de Cooperação Técnica para melhorias na área de mobilidade urbana. O documento foi assinado no Gabinete Municipal de Belém pelo prefeito Edmilson Rodrigues e pelas prefeitas de Benevides, Luziane Solon, e Marituba, Patrícia Mendes. O termo busca tratar a questão da mobilidade urbana na RMB de forma igual, como garantir a qualidade do transporte; permitir a mesma taxa tarifária nesse deslocamento intermunicipal e fazer a fiscalização conjunta entre as entidades de transporte das prefeituras.
LINHA DIRETA
Foi uma quinta-feira de baixas de titulares na administração da capital paraense: Michel Pinho deixou a Fumbel e Márcia Brito pediu desligamento da Secretaria de Educação do município.
A nova presidente do TCE-PA, conselheira Rosa Egídia, conduziu também ontem sua primeira sessão plenária à frente do Corpo Diretivo do Tribunal para o biênio 2023-2024.
O custo do café da manhã dos paraenses encerrou o ano passado com altas superiores à inflação segundo o Dieese-PA: o quilo do pão francês encerrou 2022 com alta de 29%; o açúcar com quase 9% e café com mais de 20%. A inflação no período girou em torno de 6%.
O funcionamento da unidade de Benevides da Polícia Rodoviária Federal foi suspenso para que o local passe por obras previstas para serem concluídas em junho.
O atendimento ao público retorna antes, no dia 2 de março, porém na sede da PRF-PA no Entroncamento – BR-316, km 0, segunda entrada, atrás do Dnit.
O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, está selecionando pessoas com deficiência (PcD) em formação de cadastro de reserva para atuação em diversas áreas. Para se candidatar às vagas, é necessário anexar laudo médico atualizado; ter a escolaridade compatível; ter vivência em sua área de atuação e residir em Belém ou na Região Metropolitana.
Os interessados devem enviar currículo com o título do “cadastro reserva – PcD” exclusivamente para o e-mail: [email protected], até o dia 28 de fevereiro de 2023.