Imagine planejar uma viagem e na hora do embarque se deparar com o painel de partidas indicando que o voo está atrasado. Pior ainda se houver um compromisso logo na chegada ao seu destino ou se houver ainda uma conexão colada na chegada para seguir viagem. Transtorno que qualquer passageiro está sujeito e que, infelizmente, ainda é bastante comum de acontecer, independentemente da companhia aérea escolhida. Para os viajantes brasileiros que já vivenciaram esse tipo de situação ou que temem passar por isso, uma boa notícia: a Azul Linhas Aéreas, uma das principais do país, acaba de ser reconhecida como a empresa aérea mais pontual do mundo pela Cirium.
O relatório de pontualidade da Cirium para companhias aéreas é a análise mais antiga do setor de aviação e monitora voos de empresas dos cinco continentes. A análise leva em conta informações de mais de 600 fontes de voos em tempo real, aeroportos, sistemas de distribuição global, dados de posição e autoridades de aviação civil, além das próprias companhias aéreas.
A companhia aérea é considerada pontual quando seus voos pousam até 14 minutos depois do horário planejado de chegada, e a Azul tem sido reconhecida nos últimos meses – e isso incluiu os resultados gerais de 2022 no relatório anual da Cirium (The On-Time Performance Awards).
O resultado, perseguido por todas as empresas aéreas, motivou a companhia a organizar um evento de celebração. O encontro foi realizado na última quarta-feira (1º), no hangar da Azul em Viracopos, Campinas (SP), com cerca de 400 pessoas, entre executivos, representantes de todas as áreas da companhia e autoridades, como Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos do atual governo, e Tiago Pereira, diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Esse título conquistado pela Azul em 2022, foi por ter cumprido a pontualidade em 89% dos seus voos, avaliados ao longo do ano passado, e valeu a entrega de troféus para a empresa, que pretende circular com eles por todo o Brasil, como forma de visibilidade.
O feito é admirável, afinal de contas, em um país de dimensões continentais como o nosso, questões como as variações climáticas e estrutura dos aeroportos desafiam as aéreas no quesito pontualidade. No caso da Azul, são mais de 900 voos diários, para mais de 160 destinos. Com uma frota operacional com mais de 160 aeronaves e mais de 14 mil tripulantes, a empresa possui mais de 300 rotas diretas em voo regionais, domésticos e internacionais, entre eles o nosso local Belém-Salinas, aqui no Pará, inaugurado este ano, por exemplo.
O que tem de bom em Campinas?
A coluna esteve presente no evento da Azul, a convite da companhia aérea, e, claro, aproveitou para dar uma conferida no que Campinas tem de bom para os viajantes que pretendem conhecer a cidade ou aproveitar as horas por lá em caso de conexões demoradas.
Além do boêmio bairro do Cambuí, repleto de bares e restaurantes, destaque para o Parque Portugal – Lagoa do Taquaral, ao redor de uma lagoa com pistas de caminhada, quadras poliesportivas, quiosques de lanches e muita natureza. Uma pena que ele, no momento, esteja fechado, por conta de um incidente com a queda de uma árvore, devendo reabrir nos próximos dias. Enquanto isso, a população aproveita para fazer caminhadas margeando o parque, um oásis em meio à selva de pedra.
Outro lugar imperdível é o Parque Dom Pedro Shopping, considerado o maior da América Latina em extensão territorial. Sem exageros, é preciso ao menos um dia para visitá-lo em sua plenitude, que lembra os grandes outlets americanos.
Vale lembrar que Campinas fica pertinho de outras cidades turísticas de São Paulo como Jaguariúna e Holambra, esta última a Cidade das Flores, que será tema em breve da nossa coluna. Bom domingo!
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