Mundo

Avião retorna a aeroporto após passageiros desmaiarem com calor

Por unanimidade, Tribunal entendeu que, nesses casos, devem ser aplicadas regras do Código de Defesa do Consumidor.
Por unanimidade, Tribunal entendeu que, nesses casos, devem ser aplicadas regras do Código de Defesa do Consumidor.

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Passageiros a bordo de um voo da JetBlue, que ia da República Dominicana para Boston (EUA), denunciaram que o avião foi forçado a fazer um desvio de emergência devido ao calor de 35°C no interior da aeronave.

Devido a um suposto problema no sistema de ar condicionado, o voo JetBlue 1924, programado para decolar na tarde de quarta-feira teve um atraso de mais de três horas.
Em posts publicados nas redes sociais, passageiros afirmaram que a companhia aérea decidiu manter o voo, dizendo-lhes que o ar condicionado deveria funcionar assim que o avião estivesse no ar.

No entanto, após a partida, o interior do avião não foi refrigerado e os pilotos da aeronave Airbus A321 decidiram retornar ao Aeroporto de Santiago de los Caballeros, na República Dominicana.

Uma passageira postou no Twitter que o voo permaneceu em solo por mais de duas horas aguardando a decolagem por conta do problema no ar condicionado. “Havia muitos idosos no avião. Não ofereceram água e nem nos deixaram usar os banheiros”, escreveu.

Outro passageiro, o conselheiro em saúde mental Julio Tavarez, confirmou no Twitter que o voo atrasou porque o ar condicionado não estava funcionando. “Entramos no avião e estava muito quente. Eles nos disseram que, assim que começássemos a voar, o ar condicionado funcionaria. O ar condicionado não começou a funcionar, o que nos levou a voltar para Santiago”, relatou em um post.

A temperatura da cabine chegou 35°C e os passageiros começaram a passar mal. Alguns chegaram a desmaiar e tiveram que ser levados ao hospital, segundo informou no Twitter a presidente do sindicato dos comissários de bordo da JetBlue, Tyesha Nicole Best.

“Pessoas desmaiando, sendo enviadas para o hospital enquanto o voo teve que retornar. O que estamos fazendo em relação aos aviões que decolam constantemente com problemas de superaquecimento?”, questionou ela.

Em nota, um porta-voz da JetBlue confirmou ao site PYOK que o sistema de controle climático a bordo não estava funcionando corretamente e pediu desculpas pelo inconveniente.