Mundo
Mundo
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ao menos duas mulheres morreram e um homem foi ferido em um ataque a faca em um centro muçulmano ismaelita em Lisboa nesta terça-feira (28). De acordo com a CNN Portugal, o agressor era afegão e tinha por volta de 40 anos -a polícia não confirmou sua identidade.
Já as mulheres eram portuguesas: uma tinha cerca de 20 anos e a outra em torno de 40. O homem, um jovem, teve ferimentos superficiais no peito e no pescoço, e chegou sozinho ao hospital. Nenhuma das vítimas teve seu nome divulgado.
O Centro Ismaili de Lisboa é a sede mundial do ismaelismo, ramo minoritário do islamismo xiita. Seus integrantes -que somam quase 15 milhões de pessoas em 30 países, de acordo com o site oficial da corrente- têm sido atacados por grupos extremistas em países como o Paquistão e o Afeganistão.
Segundo a imprensa local, o agressor invadiu o espaço pela manhã portando um facão. A polícia chegou ao centro perto de 11h e atirou no homem depois que ele desobedeceu as ordens de largar a arma. O afegão foi baleado na perna e encaminhado a um hospital na capital portuguesa para tratamento. Agentes de operações especiais cercaram o local.
Representante da Associação da Comunidade Afegã em Portugal, Omed Taeri afirmou à CNN Portugal que o agressor tinha problemas de saúde mental e havia contatado a entidade com a preocupação de não ter onde deixar os três filhos caso arranjasse trabalho.
As autoridades não determinaram se o incidente foi um ataque terrorista, embora o caso seja investigado pela Unidade de Contraterrorismo da polícia, e não pelo Departamento de Homicídios.
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, afirmou que quaisquer interpretações sobre o crime seriam prematuras a essa altura. “Até agora, tudo indica que foi um ato isolado, mas não nos vamos antecipar às autoridades”, disse à imprensa.
Portugal não registrou nenhum ataque terrorista nas últimas décadas. O último atentado do tipo data de 1983, quando cinco cidadãos armênios armados invadiram a embaixada da Turquia em Lisboa e mataram duas pessoas.
Mais Notícias
Mais artigosELE ATACOU DE NOVO
Homem é preso por cheirar nádegas de mulher em loja
Calese Carron Crowder, de 38 anos, foi preso após ser flagrado cheirando as nádegas de uma mulher dentro de uma loja de departamentos em Burban
FRAUDES, ENGANAÇÕES E MAIS
Ex-deputado dos EUA filho de brasileiros, George Santos se entrega e é preso
Santos se declarou culpado por esses delitos no ano passado, além de admitir uma série de outras fraudes e enganações.
COMPULSÓRIA
Ordem de Trump facilita internação à força de pessoas em situação de rua
O presidente Donald Trump assinou nesta quinta-feira (24) uma ordem executiva que facilita a internação compulsória de pessoas em situação de rua nos Estados Unidos.
SUMIU
Passageiro morre em voo da Turkish Airlines para os EUA e corpo desaparece
Um passageiro da Turkish Airlines morreu durante um voo para os EUA. Agora, ninguém sabe o paradeiro do corpo. Voo saiu de Istambul
CAIU NA INDONÉSIA
Brasileiro é preso com cocaína em Bali; caso lembra o da paraense que escapou da morte
A Agência Nacional Antinarcóticos da Indonésia anunciou nesta quinta-feira (24) a prisão de um cidadão brasileiro que tentava entrar no país com mais de três quilos de cocaína.
CAIU!
Starlink sofre queda global nesta quinta-feira
Clientes da Starlink enfrentam instabilidade nesta quinta-feira, 24 de julho. A empresa confirmou no X (antigo Twitter) que a rede está fora do ar, mas ainda não divulgou a causa da falha. De acordo com a plataforma DownDetector, que monitora serviços em tempo real, as primeiras notificações de queda foram registradas por volta das 16h15, […]
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade