Bola

Assista Remo x Paysandu ao vivo pelas semifinais da Copa Verde

Leão e Papão fazem o jogo de ida das semi da Copa Verde. Foto: Wagner Almeida/Diário do Pará
Leão e Papão fazem o jogo de ida das semi da Copa Verde. Foto: Wagner Almeida/Diário do Pará

Em nenhum momento neste século houve quatro clássicos Re-Pas seguidos. Em onze dias Paysandu e Clube do Remo se enfrentarão com diferenças médias de três dias entre um jogo e outro. Duas dessas partidas decidirão o Campeonato Paraense, as outras duas, inclusive a de hoje, são válidas pela semifinal da Copa Verde. Há 32 anos, no Parazão de 1992, houve uma sequência igual de quatro clássicos seguidos, também com poucos dias um entre outro, com o time bicolor vencendo todos por 1 a 0 e levando o returno do Parazão e, posteriormente, o título estadual.

No século XXI foram 102 partidas entre Papão e Leão, este levando vantagem com 31 vitórias, uma a mais que o rival, com 41 empates. Ou seja, nos últimos 24 anos o equilíbrio tem imperado nesse encontro. A sequência desse ano vai marcar também os últimos clássicos de 2024. Após Parazão e CV, os dois times vão disputar o Campeonato Brasileiro em séries diferentes. Em tempo, houve um Re-Pa que terminou 0 a 0, em jogo válido pela 5ª rodada da competição estadual.

Ao fim dos quatro confrontos, o clássico Re-Pa chegará a 775 edições, se consolidando como o derby mais disputado do futebol mundial. Mais do que isso, além e decidir o título estadual e quem vai à final da Copa Verde, os partidas possivelmente terão efeitos substanciais sobre um ou os dois lados, que ainda este mês iniciam suas participações na Série C (Remo) e Série B (Paysandu), e que podem ser ver em crise diante de derrotas para o rival.

Nenhum dos lados leva vantagem em nenhuma das duas disputas, com ambos chegando em igualdades de condições, inclusive nos desgaste físico que os dois elencos estão tendo por causa das partidas dos últimos dias. O Paysandu teve um dia a mais de descanso, pois jogou no sábado passado, ao passo que o Remo teve o clássico com a Tuna no domingo, num confronto bem mais desgastante fisicamente. Entretanto, os bicolores tiveram sequências de viagens para fora de Belém que os azulinos não.