Notícias

Arraial do Cabo, um paraíso para conhecer no Rio de Janeiro

Praia do Farol. Fotos: Divulgação
Praia do Farol. Fotos: Divulgação

Época de Carnaval é também sinônimo de Rio de Janeiro. Quem não gostaria de estar no maior espetáculo da Terra com seus blocos de rua e desfiles de escolas de samba? Pois é! Para quem vai ter esse privilégio de estar pela capital fluminense nos próximos dias e tiver um tempinho a mais para desbravar lugares ao redor, vale a pena fazer uma visita à Região dos Lagos, mais precisamente em Arraial do Cabo.

Para chegar ao município, o visitante leva duas horas de carro ou cerca de 3h30 de ônibus, a partir da Cidade Maravilhosa. O início da viagem já é de encher os olhos com a travessia da Baía da Guanabara pela Ponte Rio-Niterói. Arraial do Cabo é daqueles lugares para quem gosta de belas praias, cercadas por montanhas, e de admirar o azul do mar gelado. O município é conhecido como o “Caribe Brasileiro” e tem uma gama de praias que são propícias para admirar a vida marinha com mergulhos e passeios em embarcações com paradas para banho. Aliás, Arraial é considerado um dos melhores pontos de mergulho do mundo. Orcas, golfinhos, baleias e tartarugas costumam encantar os visitantes no balneário.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Como são várias praias para escolher, nem sempre dá tempo de conhecer todas, priorize as Prainhas do Pontal do Atalaia, que tem uma escadaria de madeira com descida para a areia e vista de cartão postal. Lá as águas são bem tranquilas e transparentes, um verdadeiro convite a dar um mergulho.

Outra praia imperdível é a do Farol, que só pode ser acessada de barco, a partir da Praia dos Anjos. Por ser uma reserva de proteção da Marinha, o número de banhistas no local é controlado, até 250 a cada 45 minutos, ou seja. Não dá para passar o dia inteiro por lá. Mas não deixe de ir e conhecer inclusive o sítio arqueológico que está em parte da faixa de areia. O passeio ainda inclui navegação nas proximidades da Gruta Azul, uma formação rochosa que em uma das fendas tem uma imagem de Nossa Senhora. Importante ressaltar que o mar, quase sempre, é revolto, ou seja, quem tem enjoo com o balanço das águas, ou medo, deve se preparar antes.

Gruta Azul e a fenda com a imagem de Nossa Senhora

Outra coisa bacana de Arraial do Cabo é poder avistar as praias do alto das montanhas. O azul impressionante do mar em dias ensolarados torna tudo inesquecível. A cereja do bolo é saber que a “bonita” ainda é vizinha de Cabo Frio e Búzios, outras duas cidades imperdíveis da Região dos Lagos e que ainda serão temas desta coluna em breve! Aproveite!

Pórtico de entrada de Arraial do Cabo

PARA CONHECER

ARRAIAL DO CABO

Como ir: a partir do Rio de Janeiro, a partir da Rodoviária Novo Rio.

Quem faz: empresa rodoviária 1001

Preço da passagem: entre R$ 87 e R$ 90

Duração média: 3h30

Trajeto: Rio de Janeiro, Manilha, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.


Fale com o colunista: [email protected]

Nos siga no Instagram: @colunadiariodebordo