Notícias

Aracaju também tem uma Praia do Atalaia para curtir o verão

Os Arcos do Atalaia. Foto: Marcelle Cristine/Divulgação
Os Arcos do Atalaia. Foto: Marcelle Cristine/Divulgação

A proximidade das férias de julho faz qualquer turista desejar sombra e água fresca em algum destino praiano. Se o seu desejo também é esse e ainda está em busca de um lugar para visitar, coloque Aracaju no seu radar. A capital de Sergipe pode até não ter a mesma badalação de outros destinos do Nordeste brasileiro, mas é uma opção que encanta qualquer visitante por vários motivos. 

Vista aérea da orla de Aracaju. Foto: Divulgação

O primeiro deles, é claro, é o imenso mar que contorna a quilométrica orla da cidade, com destaque para a praia do Atalaia. Com um calçadão cheio de quiosques e uma faixa de areia de perder a vista de tão grande, é nesta praia que estão algumas das principais atrações da cidade, como o projeto Tamar, além dos Arcos do Atalaia e da famosa Passarela do Caranguejo, com direito a uma imensa estátua do crustáceo para fazer aquela selfie e postar no Instagram. Ela, por sinal, mede sete metros de altura, por 2,20 de largura e ao seu redor concentra dezenas de restaurantes e bares que tem o caranguejo como carro-chefe da gastronomia, além de música ao vivo. É muito forró! 

Se prepare para andar na imensa faixa de areia. Foto: Divulgação

Ainda na orla, o turista tem a opção de conhecer restaurantes mais sofisticados como o Cariri, que tem forró ao vivo e comida regional da melhor qualidade. Mas se a grana é curta, não tem problema, o que não falta é barraquinha de feira com opções mais modestas, como as tapiocas e carne de sol. 

A grandiosidade da praia tem inúmeras dunas e trechos desertos, um deleite para quem gosta de calmaria, mas não abre mão da infraestrutura das barracas que servem frutos do mar e cerveja gelada, além de drinques para refrescar a mente e recarregar as energias.

Quem gosta de banho de mar tem como atrativo a temperatura morna e a tranquilidade das águas.  

Passarela do Caranguejo. Foto: Marcelle Cristinne/Divulgação

Em seis quilômetros de orla, é onde se concentram a maioria dos hotéis da cidade, e o lado bom é que eles são para todos os bolsos, desde os mais baratinhos até os mais caros, sendo que quase todos estão no democrático espaço de frente para o mar. 

Nos Arcos do Atalaia, é impossível não parar para tirar algumas fotos, em especial no letreiro Eu Amo Aracaju, o que literalmente é o que acontece mesmo. À noite eles ficam iluminados e deixam o espaço ainda mais bonito.

Fora da Orla, não deixe de conhecer lugares como o Largo da Gente Sergipana, com píer de madeira e esculturas gigantes que retratam a cultura local. Além das atrações da cidade, de Aracaju partem passeios para outros lugares imperdíveis de Sergipe, como os Cânions do Xingó e o Mangue Seco, famoso cenário da novela Tieta do Agreste. Mas isso é assunto para outras colunas Diário de Bordo. Comece a planejar esse roteiro! Bom domingo! 


Fale com o colunista: [email protected] / @luizoctav