O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe o presidente da França, Emmanuel Macron, a partir desta terça-feira (26/03), para uma série de agendas ambientais, políticas e estratégicas. O primeiro compromisso será pela tarde, em Belém (PA), onde os presidentes vão manter uma reunião bilateral. Em seguida, embarcam para a Ilha do Combu para visita a comunidades locais e reunião com líderes indígenas.
Temas como o bioma amazônico, desenvolvimento econômico local, preservação ambiental e climática, promoção do comércio e integração das áreas fronteiriças devem estar na pauta do encontro entre os dois presidentes. A cidade de Belém vai sediar a Conferência do Clima da ONU, a COP 30, em novembro de 2025.
Na Ilha do Combu, Lula e Macron conversam com lideranças de diferentes etnias sobre os desafios enfrentados pelos indígenas e como os dois países podem contribuir com as causas indígenas.
Na ocasião, o presidente da França irá entregar uma condecoração ao líder da etnia Kayapó, Raoni Metuktire, que se encontra no local (ver vídeo abaixo). Os presidentes também vão conhecer a produção artesanal e sustentável do cacau da região.